Museu submarino de “arte viva” preserva corais no Caribe
Um dos trechos mais visitados do mar do Caribe abriga mais de 500 esculturas que também servem como casa para espécies marinhas; veja fotos
Por Helô D'Angelo
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 27 out 2020, 11h07 - Publicado em 3 out 2016, 15h00
No fundo do mar esverdeado do Caribe, em um dos pontos de mergulho mais populares do mundo, fica o Museo Subacuático de Arte (MUSA). Criado em 2009, ele reúne cerca de 500 esculturas de cimento, planejadas para abrigar o máximo possível de espécies marinhas – como corais, algas e ouriços. Veja as fotos e descubra mais sobre esse museu das profundezas.
1/10 Este é o Museu Subaquático de Arte, conhecido como MUSA. Ele fica nas águas de Cancún, da Ilha Mujeres e da Punta Nizuc - um dos pontos de mergulho mais visitados do mundo. ()
2/10 O museu reúne 500 esculturas do artista inglês Jason deCaires Taylor. Colocadas entre 4 m e 7,6 m de profundidade, elas são enormes, e ficam fixas no fundo do mar. ()
3/10 Por ser tão fundo, só existem dois jeitos de visitar o MUSA: mergulhando ou passeando em um barco com fundo de vidro. Nos "salões" mais profundos, o museu recomenda o mergulho com cilindro para que a pessoa possa ver melhor as esculturas. ()
4/10 As esculturas foram pensadas para que a vida marinha, como corais, algas e ouriços, a colonizasse. Funciona assim: as obras são feitas de cimento poroso, com alguns buracos maiores. O material e os buracos propiciam que as espécies habitem as esculturas. Aos poucos, as obras vão perdendo o cinza do cimento, se tornando coloridas e, literamente, cheias de vida. ()
5/10 A ideia do MUSA é ser um "museu de arte viva", dedicado não só ao divertimento, mas também e principalmente à preservação do meio ambiente e à criação da consciência ecológica em seus visitantes. ()
6/10 As esculturas têm como tema principal a interação humana com a natureza e o impacto que causamos no meio ambiente. Algumas têm o formato de bombas, outras de carros e outras, ainda, são retratos do cotidiano. ()
7/10 Muita das obras, como essa, são críticas ao nosso modo de vida atual. A ideia é contrastar esse cotidiano cinza com as cores e a vida submarinas. ()
8/10 Ao todo, o MUSA ocupa uma área de 420 m². Algumas das esculturas pesam 200 toneladas, e são tão pesadas assim para impedir que caiam ou que sejam levadas pela maré. ()
9/10 A faixa de mar em que fica o museu é uma das mais frequentadas do mundo: são 800 mil visitantes por ano só nesse trechinho - tudo por causa das cores e da diversidade de espécies no mar límpido do Caribe. Justamente por isso é que o MUSA foi colocado ali. ()
10/10 O projeto foi fundado pelo Parque Marinho Nacional de Cancún em parceria com a Associação Náutica de Cancún. ()
A água tem mais de 70 anomalias – ou seja, comportamentos que desafiam as previsões dos físicos. Neste vídeo, explicamos quatro delas.Ela é menos densa no estado sólido que no líquido, desafia a gravidade e congela mais rápido se está fervendo. Essas são algumas das mais de 70 anomalias da água: um conjunto de características que nenhum outro líquido do Universo tem. Entenda por que os superpoderes do H2O são a chave para a vida na Terra.
Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO
Revista em Casa + Digital Completo
Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.