Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Musical: Miados quase eternos

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h58 - Publicado em 31 out 2004, 22h00

Apesar de nunca ter sensibilizado os críticos de plantão, o musical Cats, do compositor inglês Andrew Lloyd Weber, foi sucesso absoluto de público. Nunca um musical ficou tanto tempo em cartaz. Cats bateu o recorde de permanência tanto na Broadway, de Nova York, como no West End, de Londres. Em Nova York, a peça, que estreou em 1982, ficou 18 anos em cartaz. Foi encenada 7 485 vezes até 10 de setembro de 2000. Em Londres, o musical ficou ainda mais tempo em cartaz: 21 anos! A estréia foi em 1981, no New London Theatre, e a última apresentação ocorreu em 11 de maio de 2002. Foram quase 9 000 apresentações para um público estimado em 8 milhões de pessoas.

Cats inaugurou a era das superproduções musicais importadas da Inglaterra, que arrastaram multidões à Broadway. Baseado no livro de poemas Old Possum’s Book of Practical Cats, escrito em 1939 pelo poeta T. S. Eliot, o musical fala sobre um grupo de gatos que se reúne para uma celebração. No rastro de Cats vieram Os Miseráveis, Miss Saigon e A Bela e a Fera. Nos últimos anos, no entanto, o musical de Lloyd Weber (autor de outras peças de sucesso, como Evita e O Fantasma da Ópera) vinha sofrendo com o declínio de espectadores – algumas apresentações ocorriam com metade das cadeiras do teatro vazias. O fim de Cats foi interpretado como um termômetro da crise que atingia os musicais, os quais estavam atraindo cada vez menos público disposto a pagar ingressos de 40 a 70 dólares.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.