Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

O marketing do monarca

A fabricação do rei, a construção da imagem pública de Luís XIV

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 22 jul 2009, 22h00

Peter Burke, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1994

A imagem de Luís XTV, que reinou na França de 1643 a 1715, foi fabricada com boa propaganda política. Pelo menos é isso o que demonstra o historiador americano Peter Burke, da Universidade de Cambridge. Utilizando-se de centenas de pinturas a óleo, medalhas, esculturas, tapeçarias, peças de teatro, bales e óperas que, invariavelmente, exaltavam o monarca, Burke explica de que jeito e com que dinheiro os “marketeiros” da época produziram um Luís XIV que foi até considerado divino pelos franceses, que o chamavam de o Rei Sol.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.