Pesquisadores encontram partitura de música inédita de Mozart em biblioteca alemã
A obra tem 12 minutos, foi escrita para um trio de violinos – e já dá para ouvi-la. Confira.
2024 está cheio de lançamentos de pesos-pesados da indústria musical: Taylor Swift, Beyoncé, Billie Eilish e… Mozart?
O compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart – responsável por hits como a Pequena Serenata Noturna, Brilha, Brilha Estrelinha e várias sinfonias, sonatas e concertos – está de volta. Não literalmente, claro: o mestre da música clássica morreu em 1791. Mas uma partitura de sua autoria, com uma obra inédita, foi encontrada em uma biblioteca em Leipzig, na Alemanha.
A “nova” música de Mozart foi composta do meio para o fim da década de 1760, antes de sua primeira turnê na Itália, que começou em dezembro de 1969. O compositor nasceu em 1756, então ele ainda era um adolescente, talvez até um pré-adolescente, quando escreveu uma obra complexa como essa: são sete movimentos pequenos para um trio de cordas, com duração de 12 minutos.
Um movimento, na música clássica, é uma parte independente da composição. Cada uma dessas seções, tocadas sucessivamente, compõem uma obra completa.
Essa está longe de ser a primeira composição de Mozart: ele era um prodígio da música desde a infância, compondo desde cedo com a ajuda de seu pai. Sua primeira obra foi escrita aos cinco anos de idade.
A partitura da obra inédita foi descoberta enquanto pesquisadores trabalhavam na última edição do catálogo Köchel, a compilação definitiva da obra musical de Mozart.
Ouça a música
A partitura achada em Leipzig não foi escrita de próprio punho por Mozart. É uma cópia da versão original, provavelmente da década de 1780. A obra se chama Ganz kleine Nachtmusik (algo como “pouquíssima música noturna”, em tradução livre), e a partitura foi escrita com tinta marrom-escura.
Os pesquisadores de Mozart sabem que essa não é a única peça perdida do compositor. Uma lista compilada por seu pai enquanto ele ainda era vivo se refere a várias obras de música de câmara desconhecidas. E a esperança de encontrá-las aumentou depois da descoberta de Ganz kleine Nachtmusik.
A peça foi revelada durante a divulgação da última edição do catálogo Köchel, em Salzburgo, na última quinta-feira, 19. Dá para ouvir parte da obra aqui: