Que cotonete, que nada
A dupla Drumagick testou os melhores fones para DJs. Com os canais auditivos devidamente desentupidos, os irmãos Gui e Jr. dão o veredicto...
Guilherme Lopes, 22 anos, e Jr. Deep, 26, são mais conhecidos no mundo drum’n’bass como a dupla Drumagick. Os irmãos estão com os dias lotados: além do single “Copacabana”, produção conjunta com o DJ Andy, eles acabaram de gravar um novo disco, que deve sair em março do ano que vem. Descolamos um tempinho na agenda dos irmãos para que eles fizessem um teste com os melhores fones para DJs. Guilherme e Jr., que também são professores de produção, dão o veredicto.
1. DJ PRO 60
Fabricante: stanton
Preço: 175 reais
Verdadeiramente compacto. DJs têm o hábito de descansar o fone na nuca, e esta é uma desvantagem deste modelo. Nessa posição, esse modelo causa um certo desconforto.O cabo e toda estrutura mereciam um reforço, pois não existe cuidado no mundo que evite as fatídicas quedas no chão da cabine. Mas, no mais importante, ele não decepciona: o sinal de áudio é muito bom.
2. RP DJ1200
Fabricante: Technics
Preço: 670 reais
Sem sombra de dúvida, o fone que mais corresponde às necessidades de um profissional em atividade. Muito resistente e compacto. Além do conforto, o cabo é em forma de espiral. Isso proporciona maior durabilidade e mobilidade dentro da cabine. É o nosso modelo predileto.
3. MDR v700
Fabricante: sony
Preço: 665 reais
Um ótimo fone. O que chama a atenção são as opções de regulagem de tamanho. Cabe em qualquer cabeça! É tanta elasticidade que dá até receio de quebrar. É um fone pesado em relação aos outros. Se o uso for prolongado, pode incomodar. Mas o som é bem consistente e de alta qualidade.
4. HF 125
Fabricante: Numark
Preço: 135 reais
Em matéria de equipamentos profissionais para DJs a Numark tem uma boa linha de produtos para iniciantes. Mas este modelo não foi bem no teste. Além do baixo volume, sentimos falta dos agudos, que são muito importantes na hora da mixagem. O design é bonito e o fone é confortável na cabeça. Só falta um pouco de elasticidade na hora de ajustar o tamanho.
5. HDJ 100
Fabricante: PIONEER
Preço: 760 reais
É muito difícil encontrar hoje em dia um fone resistente e compacto ao mesmo tempo. Este é um fone simples e muito bem projetado, que passa muita segurança para o DJ. Extremamente confortável. O sinal de audio é ótimo, e o cabo em espiral garante total liberdade de movimentos.
6. HD 25
Fabricante: Sennheiser
Preço*
Ótima resolução de áudio. DJ nenhum teria problemas de falta de volume. Com certeza um bom fone para monitoração. Também é confortável. Dá para ficar usando por horas sem sentir aquele aperto na cabeça. Um ponto negativo é que ele ocupa espaço no case (não é dobrável). O cabo e a estrutura parecem frágeis, mas o fone foi desenhado assim para que a reposição de peças seja feita pelo próprio usuário em caso de defeito.
*Não disponível, preço sob consulta
Internet
Aulas de djs e produção com a dupla Drumagick. Informações pelo e-mail drumlab@uol.com.br