NOME ORIGINAL_Sein und Zeit (Alemanha)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Vozes; 2005
DO QUE TRATA
Investiga o ser enquanto conceito universal e indefinível. Para Heidegger, ele está vinculado à existência, ao seu próprio acontecimento. O caminho para o conhecimento do ser parte do próprio homem, de seus questionamentos e reflexões. Diferenciando a noção de ser e ente (coisa), Heidegger afirma que o homem é um “ente inacabado”, que se reconstrói constantemente. Tendo a morte como horizonte e limite do futuro, o homem deve retomar-se a cada momento, unir presente e passado. A existência está, portanto, vinculada à temporalidade.
QUEM ESCREVEU
Martin Heidegger (1889-1976) nasceu na Alemanha e estudou na Universidade de Friburgo, onde também foi professor, sucedendo seu mestre, Edmund Husserl (para quem Ser e Tempo é dedicado). Na década de 30, aderiu ao nazismo ese tornou reitor na universidade, até a derrota alemã na Segunda Guerra Mundial.
POR QUE MUDOU A HUMANIDADE
Desde Aristóteles, a filosofia não havia questionado o conceito de ser, como fez Heidegger ao reorganizar conceitos fundamentais da filosofia (ser, tempo, existência, verdade).