Clique e assine com até 75% de desconto

Vem aí mais uma ressurreição em Game Of Thrones?

Nos livros, alguém muito querido volta à vida por uma razão importante; descubra quem. Cuidado: contém vários spoilers

Por Helô D'Angelo Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 21 jun 2016, 15h30

Cuidado, porque o texto é sombrio e cheio de spoilers de Game of Thrones. Você foi avisado.

 

Desde o começo da série, os Stark só têm se ferrado. Ned foi traído e assassinado, a família se despedaçou, Rob entrou em guerra e, no final da terceira temporada, um monte de gente querida foi massacrada no Casamento Vermelho. Mas agora, parece que o jogo finalmente virou. Sansa e Jon Snow recuperaram Winterfell, Arya desistiu de apanhar em Braavos e está indo encontrar os irmãos no norte e Bran escapou de uma horda de White Walkers e aprendeu a dominar seus poderes. Nos livros, mais um acontecimento dá força à família: Catelyn Stark volta à vida para se vingar de todos que fizeram mal a seus filhos e ao marido.

A ressurreição acontece no final do terceiro livro da série, A tormenta de espadas. No Casamento Vermelho, Cat desfigura o próprio rosto enquanto é obrigada a assistir o filho, Rob, ser assassinado. Depois, ela tem a garganta cortada e seu corpo é jogado em um rio que vai dar em Riverrun, lar dos Tully, onde ela nasceu. Três dias mais tarde, já em estado de decomposição, o cadáver é arrastado para fora da água por Nymeria, a loba gigante de Arya – lembre-se: depois que a loba de Sansa, Lady, foi morta por ter “atacado” o príncipe Joffrey, Arya solta Nymeria na floresta para poupá-la, e não temos notícias do bicho até hoje.

LEIA:
A batalha por Winterfell, de Game of Thrones, aconteceu de verdade

Uma vez fora do rio, Cat é encontrada pela Irmandade Sem Bandeiras – um grupo de seguidores do Senhor da Luz (o deus do fogo), liderado por Beric Dondarrion, que já foi ressuscitado algumas vezes. Dondarrion se compadece da figura triste de Catelyn, beija seus lábios e acaba trazendo a velha Lady Stark de volta à vida. Só que ela não volta tão bem quanto Jon Snow.

Os ferimentos de Cat não cicatrizaram completamente e, por causa do corte em sua garganta, ela não fala. Lady Stark acaba se tornando uma espécie de zumbi (relaxe: não tem nada a ver com os White Walkers), mas, assim como o Norte, ela se lembra de tudo o que aconteceu a sua família – e seu único objetivo passa a ser se vingar dos Frey, dos Bolton e dos Lannister. Sem saber quem ela é, a Irmandade Sem Bandeiras passa a chamá-la de Lady Stoneheart (ou Senhora Coração de Pedra), e a segui-la reino afora.

Lady Stoneheart persegue e mata os traidores que levaram sua família à ruína. Nos livros, ela não é propriamente uma personagem central: ouvimos apenas rumores de que a Irmandade é liderada por uma mulher estranha, e ficamos sabendo de algumas mortes que ela causou. Mas na série, até agora, não houve nem sinal do retorno de Catelyn – o que deixou alguns fãs desapontados. Mas será que ela ainda tem chances de aparecer? 

LEIA:
6 teorias sobre Game of Thrones que todo fã deveria conhecer

Continua após a publicidade

O que está morto nunca morrerá
Para os fãs dos livros, era óbvio que Lady Stoneheart apareceria no último capítulo da terceira temporada, mas isso não rolou. Alguns apostaram tudo no final da quarta, mas a última cena foi Arya indo para Braavos – nada de ressurreição. Na quinta temporada, nem sinal ou pista de Lady Stoneheart. E na sexta… bom, digamos que as coisas não estão favoráveis para o retorno de Cat no último episódio deste ano.  

Mesmo assim, muita gente acredita que Lady Stoneheart ainda vai aparecer. Alguns argumentam que a última temporada foi cheia de pequenas dicas: os ferimentos de Jon – assim como os de Stoneheart – não cicatrizaram completamente, e a Irmandade Sem Bandeiras reapareceu pela primeira vez desde a terceira temporada, meio que do nada, falando sobre ~um propósito maior~, o que é, no mínimo, curioso. Além disso, o preview do episódio final mostra Jaime comemorando a conquista de Riverrun com os Frey – um momento ideal para a aparição da Catelyn zumbi (e um belo fim de temporada, hein?). 

Vamos combinar que essa temporada tem apostado bastante em falar sobre como as mulheres são fortes e podem conseguir o que querem (vide Sansa, Arya, Daenerys, Yara Greyjoy e Lyanna Mormont). E, se a gente quiser se agarrar mesmo a todos os argumentos, poderíamos dizer que os produtores da série, David Benioff and D.B. Weiss, esperaram todo esse tempo para trazer Cat de volta para não dar pistas sobre a volta de Jon Snow (como se ninguém soubesse disso, mas tudo bem).

Se essas pistas não forem suficientes, vale lembrar que Michelle Fairley, que interpretou Cat, postou no próprio instagram uma fanart da Lady Stoneheart – e Lena Headey, que faz o papel de Cersei, publicou uma foto de um coração feito de pedras. Suspeito.

LEIA:
As perturbadoras semelhanças entre Game of Thrones e Lost

O que está morto está morto pra valer
Há quem tenha perdido toda a esperança – simplesmente porque já está tarde demais para o retorno de Cat. Pense bem: ou ela já foi ressuscitada e nós não sabemos, ou ela ainda vai ser trazida de volta pela irmandade que reapareceu. Mas, se ela já está viva de novo, por que ninguém falou nada sobre ela? E, se ela ainda não reviveu, será que ela não está podre demais para voltar à vida agora? Já faz um tempinho desde a morte de Cat, afinal. 

Depois do fim da quarta temporada, o diretor Alex Graves disse que a atriz Michelle Fairley, que interpretava Catelyn, não seria trazida de volta “apenas para interpretar um zumbi por alguns episódios” (mas mais tarde, na mesma entrevista, ele disse que achava que o Hound não havia sobrevivido, e ele estava vivinho da silva, então…). A própria Michelle afirmou que Cat morreu de vez (mais ou menos a mesma coisa que Kit Harrington disse quando Jon foi morto a facadas…). 

Fora que, nos livros, Lady Stoneheart não é uma personagem central – então, pode ser que os roteiristas da série de TV tenham se livrado dela, para não criar todo um plot que envolva a sua vingança (embora essa ideia seja uma delícia).

É, até que a personagem apareça, vamos ter que esperar para ver se o inverno realmente vai chegar para todos. 

Continua após a publicidade
Publicidade