Ganga Zumba
Aqualtune teria vivido em Palmares com três filhos: Sabina, Ganga Zona e Ganga Zumba. Esse último, ao assumir a liderança do Quilombo, organiza as estratégias de defesa do assentamento, com técnicas típicas de guerrilha, priorizando a mobilidade das tropas e evitando o confronto direto com possíveis oponentes.
Com vários grupos aderindo a Palmares, Zumba consolidou um conselho com outros chefes, reproduzindo a organização política de boa parte dos impérios africanos. Sua sede era o Cerro dos Macacos, o maior dos assentamentos que formavam o conglomerado de Palmares. As demais regiões eram lideradas, em geral, por seus descendentes – entre eles, seu sobrinho Zumbi, filho de Sabina.
Palmares, no seu ápice, reuniu cerca de 20 mil pessoas, entre negros, caboclos e índios, em uma comunidade próspera, na qual Zumba vivia como um verdadeiro monarca.
O conhecimento do terreno dava grandes vantagens estratégicas aos quilombolas – e, por isso, a coroa portuguesa penou em suas primeiras investidas contra Palmares. Aos poucos, porém, conforme os dois lados entendiam melhor a geografia da região, a vida em Palmares ficou mais perigosa. Um dos conflitos levou à captura de filhos de Zumba – e deixou o próprio líder ferido. A essa altura, o governador Pedro de Almeida propôs um tratado de paz, além de prometer devolver mulheres e filhos de negros que ainda estivessem cativos. No entanto, o tratado exigia que Palmares parasse de abrigar novos foragidos – e o pior, que mudasse de lugar. O novo endereço era o Vale do Cucaú (PE), área muito mais exposta.
Continua após a publicidade
Era uma grande furada – e boa parte dos chefes de Palmares se deram conta disso. O maior contraditor era Zumbi – que liderou um grupo que seguiu em Palmares, refugiado nas proximidades.
Quem foi para Cucaú enfrentou a vigilância acirrada do governo de Pernambuco. Há quem diga que, para pôr fim à cisão de Palmares, um dos seguidores de Zumbi teria envenenado Ganga Zumba. Fato é que, na altura de sua morte, em 1678, não faltavam pessoas insatisfeitas com o tratado assinado pelo Grande Senhor.
Zumbi seguiu desafiando o tratado. Sob sua regência, Palmares resistiria por mais 15 anos.