Houve algum dia de paz no século XX?
Nenhunzinho. Em qualquer um dos 35 935 dias entre 1º de janeiro de 1901 e 10 de julho de 1999, pelo menos um ser humano foi morto em conflito. Tudo indica que vai continuar assim até o final do século. Seria otimismo demais acreditar que todas as trinta guerras hoje em andamento possam terminar até 2001.
Nestes 99 anos, houve cerca de 500 conflitos. “Pelo menos 200 milhões morreram em combates”, chuta baixo o historiador Duncan Anderson, da Academia Militar de Sandhurst, Inglaterra, que pesquisou cada dia do século. Para a Academia de Sandhurst, uma guerra é definida como qualquer conflito envolvendo grupos organizados, desde movimentos terroristas, como os promovidos pelo Exército Republicano Irlandês, até as guerras mundiais.
Só na Segunda Guerra, houve 70 milhões de baixas. O país mais afetado pelos massacres foi, disparado, a Rússia, onde pereceram 50 milhões. Os anos 90 ficam bem atrás dos anos 10 e dos 40 no quesito perdas humanas em conflitos militares. Mesmo assim, é uma década mais sangrenta que as de 60, 70 e 80, graças às dezenas de brigas étnicas na África, na Ásia e até na Europa.