GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A glória de Roma

1 - 200<br>De tão grande e poderoso, o Império Romano influencia nossa vida até hoje, com legados que provavelmente vão acompanhar a humanidade para sempre

Texto Rui Dantas

“Todos os caminhos levam a Roma”, diz um antigo ditado popular. Se hoje ele já não corres-ponde à realidade, houve um tempo em que o Império Romano dominou boa parte do mundo. Em seu apogeu, durante o governo de Trajano (98 – 117), os romanos controlavam um território estimado em 6 milhões de km2.

Tamanha foi a vastidão do império que seu legado está presente em nossa vida até hoje. Por exemplo: em Roma encontram-se as origens do português, do francês, do espanhol e de tantos outros idiomas. Os romanos também foram responsáveis pela difusão do calendário que usamos (julho vem de Júlio, e agosto de Augusto, ambos imperadores). Inventaram – por motivos óbvios – o censo populacional. Tornaram cotidiano o uso do vidro, criando jarras e garrafas para servirem de utensílios domésticos. E dedicaram-se ao estudo do direito como ciência. Passados quase 2 mil anos, o conjunto de normas de conduta elaborado pelos romanos ainda orienta o sistema jurídico de vários países, entre eles o Brasil.

ENQUANTO IS, NA CHINA… PAPEL

A mais de 8 mil quilômetros de Roma, a China também vivia sua “era de ouro” com a dinastia Han. Guerreiros e conquistadores, os chineses desse período criaram uma grande universidade, que chegou a ter mais de 30 mil estudantes. Foram os Han que inventaram o papel mais ou menos como o conhecemos – produzido pela primeira vez em 105, a partir de fibras vegetais. No mesmo ano, eles inauguraram a primeira “fábrica” de papel da história.

O império romano em 117
Nesta época, 1 em cada 4 habitantes do planeta vivia sob as ordens do imperador

CAPITAL
Com 1 milhão de habitantes, Roma era uma cidade moderna. Contava, por exemplo, com um eficiente sistema de esgoto. Os ricos levavam uma vida confortável, morando em casas amplas nas colinas afastadas do centro. Já os mais pobres ocupavam habitações precárias dentro da cidade.

COLISEU
Era o Maracanã romano, uma obra-prima de arquitetura. Construído por volta do ano 70, tinha capacidade para 50 mil pessoas. Foi palco de grandes jogos, comícios políticos e execuções.

GLADIADORES
Adorados como celebridades, eram escravos que lutavam em arenas como o Coliseu só para entreter a sociedade romana. Podiam ser samnitas, trácios, retários, secutores ou murmilos, dependendo da roupa e das armas que usavam em combate.

AQUEDUTOS
Tão importantes para a sustentação do império quanto o exército, garantiam o fornecimento de água a cidades e zonas rurais espalhadas por 3 continentes. Só na capital, Roma, havia 11 – o maior com 90 km de extensão. O aqueduto não foi inventado pelos romanos, mas nenhum outro povo foi tão hábil na sua construção.

EXÉRCITO
Foi uma das maiores forças militares de todos os tempos, chegando a reunir mais de 300 mil soldados. Eles eram treinados desde os 12 anos, mas ingressavam no exército somente aos 16. Além de sustentar o império, protegendo-o de invasores e sufocando rebeliões, construíam aquedutos, abriam estradas e erguiam muralhas de contenção.

1

ÁFRICA E O. MÉDIO
• Jesus é crucificado na Palestina por autoridades romanas. Seu crime: desafiar Roma preconizando a chegada do reino de Deus.
• O reino de Axum é fundado no norte da Etiópi

50

ÁSIA E OCEANIA
• O budismo é introduzido na China por Ming Ti, imperador da dinastia Han.
• A civilização moche está em franco desenvolvimento no Peru.

EUROPA
• Um incêndio destrói metade da cidade de Roma e o imperador Nero joga a culpa nos cristãos.
• O Vesúvio entra em erupção e arrasa as cidades romanas de Pompeia, Herculano e Estabia.

100

ÁFRICA E O. MÉDIO
• Uma revolta de agricultores no Egito compromete o fornecimento de grãos para Roma.

EUROPA
• Escravos constituem cerca de um terço da população do Império Romano.

150

EUROPA
• Colônia (Alemanha) e Lion (França) viram os maiores centros produtores de vidro do Império Romano.

ÁFRICA E O. MÉDIO
• A cidade maia de Copán é fundada em Honduras.

200