Texto Pedro Burgos
Os filhos, que antes se achavam os únicos capazes de operar os badulaques eletrônicos, estão virando vítimas da tecnologia. Os velhos hoje podem usar o que o psiquiatra Içami Tiba chama de “coleira virtual ”. Para ele, essa vigilância toda é sintoma de que algo não vai bem na família. E, além disso, pode não funcionar tão bem:“Os pais estão usando a arma em que o filho já é ultra-especializado. Tem menino que sabe como ludibriar o GPS, trocar de carro ou desbloquear a trava do computador, mudar o tênis ”, avalia. Ainda assim, os pais antenados com a tecnologia e outros recursos típicos de nerds lançam mão de artifícios cada vez mais mirabolantes para descobrir o paradeiro da molecada ou espiar o que ela anda fazendo. Existe até um teste químico para tecidos (roupas ou lençóis)que indica se houve derramamento de sêmen –o que pode equivaler a sexo não autorizado no solo sagrado do lar.
Carro por controle remoto
Nos EUA, os pais podem comprar equipamentos capazes de controlar o que os filhos fazem quando saem de carro. Aparelhos como o GPSTeen ou o Traveleyes são uma espécie de caixa-preta sob o capô. O dono do automóvel pode obter a localização a qualquer hora, via celular, além de contar com os serviços abaixo.
1. LIMITADOR DE PERCUR
O filho diz para onde pretende ir. O pai programa o GPSTeen com a área em que o carro pode rodar. Se ele sair desse percurso, uma mensagem é enviada ao celular de quem esta- beleceu o limite.
2. FREIO FORÇADO
Estabelecido um limite máximo de velocidade (80 km/h, digamos), o carro pode simplesmente não obedecer à pressão no acelerador se o motorista tentar correr mais do que o combinado.
3. TRAVA À DISTÂNCIA
O dono do equipamento pode acionar as travas das porta do carro sem sair de casa. Esse recurso pode ser uma mão na roda para os cabeças-de-vento que perdem a chave vdo carro.
4. SENR DE PORRADA
Não é mais preciso um telefonema do filho (ou. . . toc, toc, toc, da polícia) para que o pai saiba que seu carro está envolvido em um acidente. O acionamento do air bag envia automaticamente uma mensagem.
TORNOZELEIRA ANTIBEBUM
Medida muuuito extrema para quem quer evitar que o filho enfie o pé na jaca. Esta tornozeleira testa o suor da pessoa a cada meia hora, à procura de sinais de álcool. Custa US$60 por mês. Lindsay Lohan tem uma.
BAFÔMETRO
Dá para alugar por US$60 mensais o aparelho das blitze policiais. Ligado à ignição, só permite ligar o carro se indicar a sobriedade do soprador – que, , aí está a falha do aparelho, pode não ser o motorista.
Game em dose homeopática
Pai também limita TV e PC sem precisar olhar para o filho
A versão mais recente do Xbox 360 conta com um timer que limita o tempo de jogo mas ao menos avisa o jogador 30 minutos antes de desligar o console.Para TVs equipadas com closed caption (legenda na mesma língua) há um recurso que abaixa o volume na hora dos palavrões.E o Windows Vista restringe o acesso a qualquer aplicativo de quem não souber a senha do administrador.