GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A vingança dos tiozões

A vida dos jovens pode ser controlada pela mesma tecnologia que eles se orgulham de dominar

Texto Pedro Burgos

Os filhos, que antes se achavam os únicos capazes de operar os badulaques eletrônicos, estão virando vítimas da tecnologia. Os velhos hoje podem usar o que o psiquiatra Içami Tiba chama de “coleira virtual ”. Para ele, essa vigilância toda é sintoma de que algo não vai bem na família. E, além disso, pode não funcionar tão bem:“Os pais estão usando a arma em que o filho já é ultra-especializado. Tem menino que sabe como ludibriar o GPS, trocar de carro ou desbloquear a trava do computador, mudar o tênis ”, avalia. Ainda assim, os pais antenados com a tecnologia e outros recursos típicos de nerds lançam mão de artifícios cada vez mais mirabolantes para descobrir o paradeiro da molecada ou espiar o que ela anda fazendo. Existe até um teste químico para tecidos (roupas ou lençóis)que indica se houve derramamento de sêmen –o que pode equivaler a sexo não autorizado no solo sagrado do lar.

Carro por controle remoto

Nos EUA, os pais podem comprar equipamentos capazes de controlar o que os filhos fazem quando saem de carro. Aparelhos como o GPSTeen ou o Traveleyes são uma espécie de caixa-preta sob o capô. O dono do automóvel pode obter a localização a qualquer hora, via celular, além de contar com os serviços abaixo.

1. LIMITADOR DE PERCUR

O filho diz para onde pretende ir. O pai programa o GPSTeen com a área em que o carro pode rodar. Se ele sair desse percurso, uma mensagem é enviada ao celular de quem esta- beleceu o limite.

2. FREIO FORÇADO

Estabelecido um limite máximo de velocidade (80 km/h, digamos), o carro pode simplesmente não obedecer à pressão no acelerador se o motorista tentar correr mais do que o combinado.

3. TRAVA À DISTÂNCIA

O dono do equipamento pode acionar as travas das porta do carro sem sair de casa. Esse recurso pode ser uma mão na roda para os cabeças-de-vento que perdem a chave vdo carro.

4. SENR DE PORRADA

Não é mais preciso um telefonema do filho (ou. . . toc, toc, toc, da polícia) para que o pai saiba que seu carro está envolvido em um acidente. O acionamento do air bag envia automaticamente uma mensagem.

TORNOZELEIRA ANTIBEBUM

Medida muuuito extrema para quem quer evitar que o filho enfie o pé na jaca. Esta tornozeleira testa o suor da pessoa a cada meia hora, à procura de sinais de álcool. Custa US$60 por mês. Lindsay Lohan tem uma.

BAFÔMETRO

Dá para alugar por US$60 mensais o aparelho das blitze policiais. Ligado à ignição, só permite ligar o carro se indicar a sobriedade do soprador – que, , aí está a falha do aparelho, pode não ser o motorista.

Game em dose homeopática

Pai também limita TV e PC sem precisar olhar para o filho

A versão mais recente do Xbox 360 conta com um timer que limita o tempo de jogo mas ao menos avisa o jogador 30 minutos antes de desligar o console.Para TVs equipadas com closed caption (legenda na mesma língua) há um recurso que abaixa o volume na hora dos palavrões.E o Windows Vista restringe o acesso a qualquer aplicativo de quem não souber a senha do administrador.