A volta por cima
Depois de 12 anos de exílio, Jobs reapareceu para tirar a Apple do buraco. Desta vez, colocou em prática tudo o que sempre pensou a respeito de gestão
Em 1997, Steve Jobs apareceu de surpresa em uma reunião dos executivos da Apple. Chegou de bermuda, com a barba por fazer, sentou e começou a girar a cadeira lentamente. Depois de longos segundos de silêncio, disse: “Me digam o que há de errado neste lugar. São os produtos! Já não tem mais sexo neles”. A Apple tinha se tornado uma empresa caótica, com 20 linhas de máquinas. Steve estava disposto a mudar a situação e tinha carta branca para isso: pela primeira vez, era o CEO da empresa que havia fundado. Resolveu colocar em prática tudo o que pensava sobre administração. Conheça suas principais receitas.
O usuário não sabe o que quer
A Apple se recusa a fazer pesquisa de mercado. “Como eu posso perguntar às pessoas como deve ser um computador baseado em interface gráfica, se elas não têm a menor ideia do que seja isso?”, Jobs costumava dizer, para depois lembrar que, em 1979, os executivos da Sony tinham em mãos pesquisas apontando que o walkman seria um fracasso – Akio Morita (1921-1999), cofundador da empresa, acreditou no produto mesmo assim. Deu no que deu.
Menos é mais
Um dos segredos do sucesso do primeiro iPod é que ele não tinha nenhum aplicativo além do necessário. “O ponto crucial foi jogar coisas fora, como rádio FM e gravador de voz”, diria o designer Jonathan Ive. A lei vale para produtos em desenvolvimento: Steve dizia ter tanto orgulho dos projetos que lançou quanto dos muitos que desistiu de levar ao mercado.
Fechado é melhor que aberto
Jobs acabou com os clones de Macintosh ao investir em produtos fechados, com código proprietário. Para o porta-voz dos softwares livres Richard Stallman, isso fez dele um vilão: “A Apple faz as pessoas se sentirem mais descoladas, mas tira nossa liberdade”. Jobs sempre respondia que sistemas operacionais fechados garantiam que o produto era mais estável e menos sujeito a bugs.
Tirania funciona
“Minha função não é deixar a vida das pessoas mais fácil. É tirar o melhor delas”, dizia Jobs. Quando o assunto era democracia empresarial, ele gostava de citar o exemplo de Henry Ford (1863-1947). O homem que facilitou o acesso aos veículos motorizados dizia que as pessoas podiam ter carros da cor que quisessem desde que ela fosse preta. Na Apple, era Jobs quem dava as ordens e pronto.
Para saber mais
• A Cabeça de Steve Jobs, Leander Kahney, Agir, 2008.