GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Arqueólogos encontram antiga residência viking na Suécia

Pesquisas geofísicas e radares identificaram uma instalação nobre, do período de 810 d.C., na cidade de Birka

Pesquisadores da Universidade de Estocolmo fizeram uma descoberta nos arredores da mais importante cidade viking da Suécia, Birka. Em setembro de 2016, arqueólogos já haviam identificado o que seria um grande terraço de uma casa próxima ao porto de Korshamn, na ilha de Björkö.

Agora, eles encontraram um salão com mais de 40 metros de comprimento do período 810 d.C.. O hall está ligado a uma grande área cercada, que se estende em direção à bacia do porto.

Arqueólogos identificaram terraço de mansão viking em Birka, na Suécia Arqueólogos identificaram terraço de mansão viking em Birka, na Suécia

Arqueólogos identificaram terraço de mansão viking em Birka, na Suécia (Divulgação/)

“Esse tipo de residência viking de alto padrão só foi identificado em alguns lugares ao sul da Escandinávia, como Tissø, e em Lejre, na Dinamarca”, explicou Johan Runer, arqueologista do museu municipal de Estocolmo, ao portal EurekAlert!. Segundo o especialista, o grande espaço cercado ao lado da mansão seria usado para cerimônias religiosas.

O tamanho da propriedade sugere que ela teria pertencido ao habitante mais velho da ilha – o representante do rei e também oficial de justiça, que costumava ter esse tipo de moradia. “A instalação pode esclarecer fatos importantes sobre a fundação da cidade de Birka, porque é algo que data de muito antes dela”, afirma Runer.

A descoberta foi possível a partir de levantamentos geofísicos de alta-resolução e de radares com capacidade de penetrar o solo. Para Andreas Viberg, do laboratório de pesquisas arqueológicas da Universidade de Estocolmo, os resultados também mostram a importância de usar métodos não intrusivos para a detecção de artefatos arqueológicos. “As técnicas provaram ser uma ferramenta inestimável para documentar ruínas de construções da Idade de Ferra na Escandinávia.”

Levantamentos geofísicos de alta-resolução e radares ajudam na detecção de instalações Levantamentos geofísicos de alta-resolução e radares ajudam na detecção de instalações

Levantamentos geofísicos de alta-resolução e radares ajudam na detecção de instalações (Divulgação/)

O resultado completo do estudo ainda será publicado no jornal científico Archäologisches Korrespondenzblatt.

Patrimônio mundial da UNESCO, Birka é considerada um tesouro arqueológico. Ela foi fundada no século 8 e ficou conhecida como a primeira cidade da Suécia, situada no lago Mälaren, na ilha de Björkö. Além de ser rota de transporte do Império Bizantino, fez parte da rede comercial na era dos vikings.