Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Big Brother Bandejão

Restaurante universitário na Holanda usa câmeras para entender o que nos influencia na hora de comer e beber

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h22 - Publicado em 31 mar 2008, 22h00

Texto Tarso Araújo

Uma decoração temática de praia pode aumentar o consumo de frutos do mar? O número de vezes que mastigamos afeta a quantidade que comemos? Em qual situação escolhemos alimentos mais saudáveis: ao fazer fila ou ao caminhar livremente pelo restaurante? Para você, todas essas dúvidas talvez pareçam engraçadinhas e curiosas. Mas, para a indústria de alimentos, podem significar a diferença entre engolir ou torrar milhões de dólares. Como respondê-las? Basta filar uma bóia no novo bandejão da Universidade de Wageningen, na Holanda.

Com 24 câmeras no teto, balanças no chão, salas de observação, medidores de batimento cardíaco nos assentos e softwares capazes de identificar expressões faciais como “hum”ou “blergh”, o restaurante universitário é um laboratório especialmente projetado para estudar o comportamento humano na hora da rango. A experiência de alunos e professores – as cobaias – é aparentemente normal: eles entram na fila, escolhem a comida, pagam e sentam para almoçar. A diferença é que, enquanto as cobaias mastigam e bebem, pesquisadores observam tudo, cheios de perguntas sobre os mais variados tópicos. Uma empresa japonesa, por exemplo, quis saber qual tamanho um sushi deve ter para fazer sucesso no bandejão – e se comer sozinho ou acompanhado influenciaria o apetite.

As pesquisas são tocadas pela universidade em parceria com empresas de alimentação, que bancaram o laboratório de US$ 4 milhões. O investimento compensa, porque elas podem fazer testes antes de investir pesado num produto que o mercado revelaria um fracasso. Mas grana não é tudo no projeto: enquanto as empresas fazem negócio, os pesquisadores desenvolvem técnicas científicas para entender, afinal, por que gosto não se discute.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.