GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

De onde vem a expressão “amigo da onça”?

A expressão interiorana se popularizou no país inteiro a partir dos anos 1950

A origem da expressão vem de uma história popular do interior. “Conta-se que um caçador relatava aos amigos ter sido perseguido numa de suas aventuras por uma onça enorme”, narra o escritor Deonísio da Silva, professor da Universidade Federal de São Carlos e autor do livro De Onde Vêm as Palavras.

Segundo Deonísio, o sujeito fugiu o quanto deu e no caminho perdeu a espingarda. Lá pelas tantas, acabou encurralado na mata. Só o que conseguiu fazer foi gritar o mais forte que pôde. O berro foi tão alto que a onça ficou apavorada. Ela então fugiu e deixou o caçador em paz. O amigo que ouvia a história duvidou: “Ah, se essa história fosse verdade você teria sido devorado!” Ao que o caçador, indignado, teria retrucado: “Mas você é meu amigo ou amigo da onça?”

A expressão significa falso amigo. Quem a popularizou foi o cartunista pernambucano Péricles Albuquerque Maranhão, o Péricles (1924-1961), que trabalhava na revista O Cruzeiro, muito popular no Brasil na década de 50. Em 1952, ele criou um personagem pouco confiável chamado Amigo da Onça, que fez sucesso por vinte anos. Foi aí que a expressão deixou o interior do país e tornou-se conhecida no Brasil inteiro.