Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como driblar o telemarketing

Tudo começou quando um confeiteiro alemão montou um cadastro de clientes

Por Mario Mele
Atualizado em 29 Maio 2017, 20h10 - Publicado em 31 out 2006, 22h00

Em 1880, apenas 4 anos após Graham Bell patentear o telefone, um confeiteiro alemão descobriu que poderia usar o aparelho para oferecer suas iguarias. Montou um cadastro de clientes e, sem saber, inventou o telemarketing. Maldito confeiteiro alemão!

 

Contra o telemarketing ativo (quando é a empresa que liga)

Finja-se de gago

Operadores têm metas a cumprir. Não é vantagem para eles prolongar conversas desarticuladas. Outra saída é se fingir de criança. O código de ética do telemarketing (ele existe!) proíbe vendas a menores de idade.

Continua após a publicidade

Negue que você é você

Ligações de telemarketing não são aleatórias. As empresas sabem o alvo do ataque – que raramente é o motorista ou a faxineira. Assim, negue ser o dono da casa – mas cuidado para não se entregar no primeiro alô).

Continua após a publicidade

Diga não, obrigado

Muita gente acha que dizer não é chato e passa horas ouvindo blablablá mesmo sem interesse em comprar algo. Aí vai a notícia: operadores preferem ouvir não logo de cara para ir rapidamente atrás da próxima vítima.

 

Contra o telemarketing receptivo (quando é você que liga)

()

Digite *, # ou 0 repetidas vezes

Muitas URAs – aquele sistema em que você é guiado por uma gravação – são progra-madas para encaminhar a ligação a um atendente humano, se quem ligar não digitar uma seqüência “aceitável”.

 

Passe por poliglota

Muitas empresas oferecem atendimento em outros idiomas. Solicitá-lo é uma ótima for-ma de furar fila em centrais congestionadas. Nem precisa conhecer outro idioma: os operadores são sempre bilíngues.

 

Xingue deus e o mundo

O truque só vale para atendimentos em que você responde para uma máquina. Alguns sistemas reconhecem entonações na voz – inclusive sinais de irritação. Se você gritar, a ligação é encaminhada para o operador.

 

Tenha piedade

Operadores de telemarketing são destratados por nós 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se você for cordial, encontrará um atendente disposto a ajudar o único cliente simpático do dia. Costuma dar certo.

 

Fontes: Izidro Pedro dos Santos Costa Filho (diretor da TRD-Tecnologia) e Associação Brasileira de Telemarketing

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.