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Como escapar de um míssil teleguiado

Saiba como os aviões podem escapar de um míssil teleguiado.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h26 - Publicado em 28 fev 2007, 22h00

Texto de Carlos Bighetti

Ok, você não vai sentar no banco do piloto. Mas pode bem estar entre os passageiros: desde o ano 2000, são registrados em média 3 ataques contra aviões comerciais usando mísseis teleguiados. então leia com atenção. quem sabe um dia você não ajuda o piloto?

POR DENTRO DA ARMA

O sistema de navegação permite perseguições a qualquer objeto que emita ondas de rádio, calor ou tenha o laser apontado para ele.

1. O atacante aponta o míssil para o alvo. O sensor da arma busca o ponto de impacto e emite um alerta sonoro ao encontrá-lo.

2. Um toque no gatilho dispara o míssil.

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3. O sistema de navegação traça um plano de vôo que é corrigido, automaticamente, de acordo com a movimentação do alvo.

MILITAR EM FUGA

Caças suportam diversas manobras evasivas para despistar o míssil: oscilações bruscas, loopings e mergulhos. De tão rápidas, elas literalmente tiram a aeronave da rota de ataque. Sem asas e flaps, o míssil não tem agilidade para alterar seu trajeto rapidamente.

DESAFIO CIVIL

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Pesados e lentos – o que impede manobras ousadas –, jatos comerciais são presas fáceis. Os momentos de maior exposição são o pouso e a decolagem, quando voam lentos e baixos. É quase impossível um míssil errar o alvo nessas condições. Veja algumas saídas:

Empine o nariz

Subidas ultra-rápidas, com o motor em potência máxima. O problema: consomem muito combustível e impedem longas viagens.[

Encha o saco

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Descidas generosas em espiral ajudam o avião a escapar… e enchem rapidamente os saquinhos de vômito!

Suma do mapa

Rotas aleatórias confundem terroristas. Mas deixam os controladores de vôo mais perdidos ainda e são inviáveis em grandes aeroportos.

AS SALVAÇÕES

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Mas você ainda vai precisar esperar para elas estarem disponíveis no mercado…

1. “Fogos de artifício”: Inspirados nos rojões, desorientam o míssil ao criar falsos alvos no ar. O problema: a carga pode explodir dentro do avião.

2. Emissor de infravermelho: Um feixe de radiação é disparado na direção do míssil, interferindo no sistema de navegação.

3. Canhão de raio laser: Fixado no avião, engana o projétil ao determinar novos alvos a distâncias seguras. Mas o projeto custa US$ 100 bilhões!

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