Como fazer a mala perfeita
A camiseta vai dobrada ou em rolinhos? Por onde começar: roupas ou calçados? Escolha um entre estes 3 métodos e mãos à obra
Para não amarrotar
1. Estenda calças, vestidos e camisas, deixando pernas e mangas para fora. Como um bom construtor, alterne os sentidos para nivelar as camadas.
2. Faça um bloco de meias, calcinhas ou cuecas no centro. Esse será o núcleo da obra.
3. Dobre por cima do núcleo as pernas e mangas. Aí está a mágica: na hora de desempacotar (a gente garante) existirão pouquíssimos amassos.
4. Sapatos e pacotes vão nas laterais. Se ao abrir a mala alguma ruga aparecer, pendure a roupa no banheiro enquanto toma uma ducha quente. O vapor irá exterminá-las.
Para caber tudo
1. Coloque meias e cintos dentro dos sapatos. Depois, espalhe-os com a sola virada para as laterais.
2. Com os lados “cimentados” por sapatos, suba blocos: por baixo, jeans e jaquetas, que amarrotam menos; por cima, blusas e camisas.
3. Se dobradas bem largas , as roupas ocupam menos espaço. Fazer rolos de camiseta é bom: elas se encaixam e não deixam áreas vazias.
4. Nos espaços que sobraram coloque meias, calcinhas ou cuecas. Prenda o elástico da mala firmemente. Ele ajuda a compactar as roupas e diminuir a área que ocupam.
Para brincar de mochileiro
1. Quem deve carregar o peso da mochila é a cintura, não os ombros. Assim, roupas mais pesadas devem estar no fundo. Isso também ajudará no equilíbrio da bolsa.
2. Empilhe suas roupas com dobras da largura da mochila. Você estará aproveitando ao máximo o espaço.
3. Calcinhas, cuecas e meias entram só no final, encaixadas nos cantos.
4. Lembre-se de colocar próximo aos zíperes as peças que você usará diariamente, como toalha ou pijama – ou aquelas que você precisa acessar rápido, como capas de chuva.
Fontes: Help Home (empresa de organização doméstica) e livro Chic[érrimo], de Gloria Kalil.