GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como reconhecer a patente de um militar?

Quanto maior o número de estrelas ou faixas, maior é a responsabilidade do cargo

A patente é o título que cada oficial carrega dentro das Forças Armadas, que são formadas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica. Para saber a importância de um posto, basta observar a quantidade de símbolos que uma insígnia – que fica costurada no uniforme do militar – tem. Quanto maior o número de estrelas ou faixas, por exemplo, maior é a responsabilidade do cargo.

• O almirante, o marechal e o marechal-do-ar são os postos mais altos das 3 Forças. Mas eles somente existem em caso de guerra. As patentes se distinguem dos outros cargos por utilizarem 5 estrelas, que representam o Cruzeiro do Sul.

• Os capitães da Marinha, conhecidos também por oficiais superiores, são classificados com base no número de conveses de canhões de que os navios dispõem. Quanto maior a quantidade, mais alto o cargo. As corvetas possuem 1, as fragatas 2 e os navios de batalha 3.

• Os oficiais generais da Aeronáutica podem ocupar funções de diretoria e comando do transporte aéreo, como a Anac, por exemplo

• A organização do Exército é horizontal e divide as funções dos oficiais em duas: as armas, como a artilharia, e os serviços, como a engenharia e as comunicações. O coronel é encarregado de comandar todos esses regimentos.

• O coronel da Aeronáutica é preparado para exercer funções de comandante de base aérea e trabalhar com as autoridades militares de outros países, trocando informações. A imagem na insígnia representa uma aeronave vista de frente.

• Os capitães-do-ar executam tarefas técnicas (controlador de vôo, por exemplo) e de guarda e segurança de aeronaves e equipamentos.

• No Brasil, os sargentos ficam na mesma classe de outros praças como o cabo, o taifeiro, o marinheiro e o soldado. Eles só se tornam oficiais depois de passarem por uma das escolas de formação distribuídas pelo país.