Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conquista do espaço

Do mito de Ícaro à missão tripulada para Marte: conheça os grandes momentos dessa história

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h26 - Publicado em 31 mar 2004, 22h00

A lição dada pelo cientista Albert Einstein nunca se provou tão verdadeira como na história da exploração do espaço: “A imaginação é mais poderosa que o conhecimento. Ela amplia a visão, dilata a mente, desafia o impossível. Sem ela, o pensamento estagna.” Em 1865, Julio Verne escreveu Da Terra à Lua, um livro sobre homens que viajam à Lua usando um gigantesco canhão. A história não passava de devaneios do escritor, mas inspirou os primeiros estudiosos de foguetes .

Julio Verne não foi o único a ver seus sonhos transformados em realidade pelos cientistas. Quando criou a história em quadrinhos Flash Gordon, Alex Raymond não imaginva que poderia ajudar a Nasa a resolver um problema fundamental: o lançamento vertical de foguetes. A HQ também falava de um veículo que entrava e saía da atmosfera com a mesma facilidade com que aviões decolam e pousam. Foi aí que a Nasa pensou nos ônibus espaciais. “A ficção nos abastece com figuras mentais que tornam mais fácil chegar a essas façanhas”, diz o site da Nasa.

Façanha é mesmo um bom termo para falarmos de conquista espacial. A história da exploração do Universo tem contornos dignos de romances épicos, misturando grandes conquistas com dolorosas decepções e deixando evidente o desejo humano de desbravar. “Desde o nosso nascimento, nosso instinto é explorar”, diz o astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua.

Nesse projeto, imaginação e tecnologia caminham lado a lado. É o que você vai ver nesta e nas próximas páginas.

O início de tudo

O sonho de voar é antigo. A mitologia grega já contavaa história de Ícaro, um jovem preso no labirinto do Minotauro cuja única saída era superar a gravidade, se “agarrando” ao ar.

Continua após a publicidade

1000 – Propulsão

As festas de Ano-Novo seriam bem mais chatas se um alquimista chinês não tivesse a idéia de encher tubos de bambu com salitre, enxofre e carvão. Nascia o primeiro sistema de propulsão da história: os fogos de artifício.

1600 – Visionário italiano

O gênio Leonardo da Vinci sempre sonhou em voar. Seus estudos e observações de pássaros deram origem ao helixpteron, esboço do helicóptero, e à máquina voadora, precursora do avião.

1609 – De olho nas estrelas

Continua após a publicidade

Por volta de 8000 a.C., sacerdotes começaram a criar calendários precisos e prever eclipses. Mas a astronomia só virou uma ciência em 1609, quando Galileu Galilei fabricou o primeiro telescópio.

1783 – Mais leve que o ar

Os irmãos Montgolfier, fabricantes de papel na França, procuravam novas aplicações para o seu produto. No dia 21 de novembro, 400 mil pessoas assistiram ao primeiro vôo tripulado da história, em um balão de seda forrado de papel.

1898 – ETs atacam

H.G. Wells escreve A Guerra dos Mundos, uma história sobre marcianos que atacam o nosso planeta. Ainda hoje, a idéia de vizinhos invasores – e o medo de que eles sejam cruéis – permanece presente em produções culturais.

Continua após a publicidade

1906 – 14-Bis

Santos Dumont realiza o sonho de Ícaro, ao realizar um vôo em Paris. O homem, finalmente, tirava os pés do chão.

1934 – Dos quadrinhos para a Nasa

Surge a HQ Flash Gordon. Os quadrinhos ajudaram a Nasa a resolver vários problemas reais. Entre ele, a aerodinâmica e o lançamento das naves, e o design da pistola levada na primeira nave a sair da Terra.

1944 – Nazismo e espaço

Continua após a publicidade

Na 2ª Guerra Mundial, a Alemanha criou a bomba V-2, precursora dos mísseis balísticos e dos foguetes das naves espaciais. Com 14 m de comprimento e 1,65 m de diâmetro, a V-2 foi usada nos bombardeios contra a Inglaterra e a Bélgica.

1945 – Guerra fria

Após a 2ª Guerra Mundial, a corrida espacial traduziu o clima de disputa entre o capitalismo americano e o socialismo soviético.

1957 – Cão astronauta

A bordo da cápsula soviética Sputinik 2, a cadela Laika foi o primeiro animal a orbitar a Terra. Foi também o primeiro a morrer no espaço. Ela tinha oxigênio para mais de 1 semana, mas teria resistido apenas 1 dia, devido ao calor.

Continua após a publicidade

1958 – Tio Sam contra-ataca

A resposta dos EUA ao Sputnik 2 foi o Explorer, primeiro satélite americano. Era equipado com aparelhos para medir temperatura, detectar micrometeoros e contar raios cósmicos.

1960 – Primeiro acidente

O primeiro acidente trágico da corrida espacial ocorreu no Cazaquistão, então república da União Soviética. A explosão de um foguete R-16 na base de Baikonur matou mais de 100 pessoas, entre militares, engenheiros e técnicos.

1961 – “A Terra é azul”

Com esta constatação, Yuri Gagarin resumiu a emoção de se tornar o primeiro homem a ver o nosso planeta do espaço. Sua nave atingiu 327 km de altitude e viajou ao redor da Terra durante 108 minutos. O cosmonauta morreu em um acidente de avião, em 1968.

1965 – Traje cômico

Um incidente mostrou que os trajes espaciais tinham de ser melhorados. No primeiro passeio de um homem no espaço, a roupa de Alexei Leonov inflou após cerca de 10 minutos fora da nave. Foi um sufoco passar pela escotilha na volta à cápsula.

1966 – Expandindo a fronteira final

Criada para ir aonde nenhum homem jamais foi, a série Star Trek popularizou conceitos como viagens interestelares dobra-espacial, teletransporte e gravidade artificial.

1968 – Clássico absoluto

Videoconferência e estação espacial foram alguns acertos de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Outras projeções não se confirmaram ainda, como a inteligência artificial .

1969 – “Um grande passo para a humanidade”

Mais de 1 bilhão de pessoas viram pela TV a chegada do homem à Lua. As pegadas deixadas por Neil Armstrong e Buzz Aldrin (veja entrevista na pág. 36) devem ficar lá por 10 mil anos. Nenhum astronauta pisa na Lua desde 1972, mas a Nasa quer voltar para testar novas tecnologias necessárias no caminho até Marte.

1971 – Pioneirismo e tragédia

Os soviéticos lançam a primeira estação espacial, a Salyut 1. Os 3 primeiros tripulantes morreram quando voltavam à atmosfera terrestre.

1973 – Medalha de prata

Americanos lançam a segunda estação espacial, a Skylab, construída após o cancelamento de 2 missões do programa Apollo e desativada em 1979.

1977- Nem tudo é fantasia

Star Wars se passa no passado, mas cientistas acreditam que 2 tecnologias podem sair da ficção para o futuro: os lasers como armas e as viagens à velocidade da luz.

1981 – Bus stop

EUA lançam o primeiro ônibus espacial, o Columbia, capaz de levar uma tripulação de até 7 pessoas e fazer repetidas viagens. Depois vieram os modelos Challenger, Discovery e Atlantis.

1986 – Do espaço para o mar

Ao longo de 15 anos em órbita, a estação espacial soviética MIR foi palco de 20 mil experiências e do recorde de permanência humana no espaço (438 dias).Seus restos caíramno Pacífico em 2001.

1989 – Derrocada

A corrida espacial desacelerou com a queda do Muro de Berlim e o fim da guerra fria.

1998 – Casa no céu

Entrou em órbita o primeiro módulo da Estação Espacial Internacional (ISS), ambicioso projeto que envolve 16 países, inclusive o Brasil. A primeira expedição para a ISS foi realizada 2 anos depois.

2001 – Turismo nas estrelas

Hospedagem de luxo, traslado supersônico e vista para a Terra. O milionário Dennis Tito inaugurou o turismo espacial, decolando da base de Baikonur (de onde Gagarin saiu 40 anos antes) rumo à ISS .

2003 – China chega lá

A China tornou-se o terceiro país a colocar um homem no espaço com tecnologia própria, o ‘taikonauta’ Yang Liwie.

2004 – Nova corrida espacial

Patrocinada por Paul Allen, co-fundador da Microsoft, a SpaceshipOne atingiu 120 metros acima da atmosfera e se tornou a primeira nave particular a alcançar o espaço.

2010 – Preparar…

Todos os módulos que compõem a ISS estarão finalmente em órbita. A estação, que no início de 2005 tinha 183 toneladas, passará a pesar 455 toneladas, cerca de 4 vezes mais que a extinta MIR.

2020 – Próxima parada

A Nasa já planeja expedições tripuladas a Marte. Com a tecnologia atual, a missão levaria mais de 2 anos. Por isso, algumas empresas já estão trabalhando em projetos capazes de nos levar até o planeta vermelho.

Bê-á-bá da propulsão

1. A propulsão se baseia na 3ª lei de Newton: para cada ação (você está em um barco e lança uma pedra), há uma reação (a embarcação se move para o outro lado).

2. Outro exemplo: um gás pressiona as paredes de um balão e vice-versa. Se a força do gás supera a das paredes, o balão se rompe. O gás escapa e empurra o balão no sentido oposto.

3. A propulsão química dos foguetes de hoje usa o mesmo princípio dos fogos de artifício inventados pelos chineses há 1 000 anos: o gás resultante da queima de combustível escapa do motor (ação)e impulsiona o foguete (reação).

Propulsão do futuro

• Empurrador de íons: por meio de um campo elétrico criado dentro da câmara do foguete, é possível controlar os átomos de um gás e acelerá-los.

• Magnetoplasma: a potência gerada pelo aquecimento do plasma (40 estado da matéria) conseguiria acionar a aeronave com velocidade próxima à da luz).

• Fusão nuclear: uma espécie de bomba atômica dentro do foguete. Acredita-se que essa propulsão seria 10 milhões de vezes mais potente que os sistemas atuais.

4 acidentes que entraram para a história

Abril de 1967

A soviética Soyuz 1, feita para chegar à Lua, se espatifou após uma falha no pára-quedas e causou a primeira morte durante uma missão espacial.

Janeiro de 1986

O ônibus espacial americano Challenger explodiu 73 segundos após o lançamento. Transmitido ao vivo pela TV, o desastre matou 7 tripulantes.

Fevereiro de 2003

A nave americana Columbia – o mais antigo ônibus espacial – se desintegrou ao entrar na atmosfera. 7 tripulantes morreram, entre eles o primeiro astronauta de Israel.

Agosto de 2003

O VLS-1, veículo brasileiro desenvolvido desde os anos 80 para colocar satélites em órbita, explodiu e causou 21 mortes no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

O traje espacial de hoje

• Aparelhos para comunicação

• Tecido resistente e maleável com aquecimento e ventilação

• Veículo para passeios fora da nave

• Controles de temperatura e oxigênio

Zoológico no espaço

Laika não foi o único bicho a orbitar a Terra. Muitas espécies foram usadas em testes, como cobaias em missões e até para fazer marketing ( em 2003, a Nasa convidou estudantes a embarcar suas coleções de animais no Columbia. A nave explodiu e nenhum astronauta sobreviveu. Semanas depois, um contêiner com insetos e vermes vivos foi encontrado). Veja ao lado outros animais que já foram ao espaço.

A conquista da Lua em 130 horas

1. 8min50s

A Apollo 11 é empurrada para a órbita da Lua por um foguete.

2. 3h12

A nave se afasta do foguete.

3. 98h18

O módulo lunar se separa do resto da nave, que permanece em órbita.

4. 110h50

O módulo pousa e Armstrong pisa na Lua.

5. 129h28

Os astronautas voltam para a nave e o módulo lunar é abandonado em órbita.

Efeitos do espaço no corpo

• O cálcio perdido pelos ossos forma pedras nos rins.

• Com a redução dos movimentos, há menos consumo de oxigênio e diminuição do número de glóbulos vermelhos.

• Os raios cósmicos provocam alteração do DNA das células.

• Devido à gravidade quase nula, cresce o risco de osteoporose e a coluna vertebral pode crescer até 4 centímetros.

Por dentro da ISS

Soneca: na falta de gravidade, não faz diferença cochilar em pé ou deitado. Para não flutuar, o jeito é usar sacos de dormir fixados à parede.

Malhação: para que músculos não virem gelatina e ossos não esfarelem, os astronautas se exercitam em esteiras, presos a elásticos.

WC: o banheiro é uma mangueira que suga os excrementos. Como no espaço faltam líquidos, a urina é consumida após ser filtrada e purificada.

O veículo que pode nos levar a Marte

Oxigênio garantido

O compartimento permite guardar um bocado de oxigênio líquido por um longo período.

Lataria high tech

Um campo que protege contra fragmentos de meteoritos e radiação deve cobrir toda a nave.

Tecnologia ou imaginação?

O veículo de exploração tripulada pode substituir os ônibus espaciais. Mas, por enquanto, o projeto é bem embrionário.

Tripulação meio a meio

A capacidade é para até 6 pessoas, mas é possível que parte do time seja substituída por robôs.

Quanto gastamos no espaço?

• Dennis Tito – 52,4 milhões

• Nasa 2005 – 42,4 bilhões

• Brasil 2005 – 227 milhões

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.