Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Cruzeiro marítimo na Pré-História

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h10 - Publicado em 30 abr 1998, 22h00

O Homo erectus tinha um cérebro 36% menor que o do Homo sapiens. Ainda assim, foi ele quem fez a descoberta essencial do fogo e criou instrumentos de pedra. O arqueólogo australiano Mike Morwood, da Universidade da Nova Inglaterra, acha que o erectus também foi o pioneiro da navegação. Ele desenterrou machados pré-históricos na Ilha de Flores, Indonésia.

E deduziu que as peças só podem ter sido levadas até lá numa jangada. É que a ilha sempre esteve separada da terra por 20 quilômetros de mar. Não daria para fazer a travessia a nado, levando cargas pesadas. Como os instrumentos datam de 800 000 anos atrás, o barqueiro só pode ter sido o erectus, que, na época, era o único ancestral humano existente. “O achado da Ilha de Flores comprova que nossos antepassados não eram simples brutamontes”, comenta Morwood. “Eram inteligentes e habilidosos.”

Roteiro da viagem

Veja por onde o erectus passou para chegar à Ilha de Flores, há 800 000 anos.

O Homo erectus teria pilotado jangadas 600 000 anos antes de seu sucessor, o Homo sapiens, aparecer no planeta.