Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Da pedra de rosetta a Clodovil Hernandez

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h21 - Publicado em 31 jul 2007, 22h00

Texto André Barcinski

Pedra de Rosetta

É um bloco de granito negro, criado em 176 a.c. Lá havia um texto escrito em 3 línguas: egípcio demótico, grego e em hieroglifos. Desse jeito, conseguiram entender o significado dos hieróglifos pela primeira vez. A pedra foi descoberta em 1799 em Rosetta, no Egito, por uma expedição de Napoleão Bonaparte, imperador francês que adorava sua irmã caçula…

Pauline Bonaparte

Continua após a publicidade

A moça era conhecida por suas escapadas amorosas. Tão fogosa era a donzela que Napoleão a fez casar com o General Charles Leclerc e a mandou para o Haiti, aonde o maridão foi com a missão de derrubar o general negro Toussaint Louverture. Uma das damas de companhia de Pauline no Haiti era Anne-Louise Magdeleine de Gercy, mãe de um certo…

Joseph Arthur Gobineau

Esse aristocrata francês desenvolveu a teoria da Raça Ariana. Em seu livro Ensaio sobre a Desigualdade das Raças Humanas (1855), dizia que a mistura de raças levaria a humanidade à decadência. É dele a frase: “Não creio que viemos dos macacos, mas acho que vamos nessa direção”. As idéias de Gobineau influenciaram boa parte da Europa. E fizeram a cabeça do jovem austríaco…

Continua após a publicidade

Adolf Hitler

O ditador levou as palavras de Gobineau a sério. Como líder do governo nazista na Alemanha, arquitetou a aniquilação de “povos indesejados” – judeus, ciganos, negros, eslavos etc. Era o Holocausto. Apesar de amplamente documentado, algumas pessoas ainda teimam em achar outros culpados pelo massacre. Como fez o estilista e deputado federal brasileiro…

Clodovil Hernandez

Continua após a publicidade

Quarto deputado federal mais votado de São Paulo na eleição de 2006, com 493 951 votos, culpou os judeus pelo Holocausto. Em entrevista a uma rádio sobre o 11 de Setembro, Clodovil disse que o ataque fora armado pelos próprios americanos: “Evidente que foi (armado) pelos americanos. É como o Holocausto: você acha que não tinha nenhum judeu manipulando isso por debaixo do pano?”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.