GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Da pedra de rosetta a Clodovil Hernandez

Texto André Barcinski

Pedra de Rosetta

É um bloco de granito negro, criado em 176 a.c. Lá havia um texto escrito em 3 línguas: egípcio demótico, grego e em hieroglifos. Desse jeito, conseguiram entender o significado dos hieróglifos pela primeira vez. A pedra foi descoberta em 1799 em Rosetta, no Egito, por uma expedição de Napoleão Bonaparte, imperador francês que adorava sua irmã caçula…

Pauline Bonaparte

A moça era conhecida por suas escapadas amorosas. Tão fogosa era a donzela que Napoleão a fez casar com o General Charles Leclerc e a mandou para o Haiti, aonde o maridão foi com a missão de derrubar o general negro Toussaint Louverture. Uma das damas de companhia de Pauline no Haiti era Anne-Louise Magdeleine de Gercy, mãe de um certo…

Joseph Arthur Gobineau

Esse aristocrata francês desenvolveu a teoria da Raça Ariana. Em seu livro Ensaio sobre a Desigualdade das Raças Humanas (1855), dizia que a mistura de raças levaria a humanidade à decadência. É dele a frase: “Não creio que viemos dos macacos, mas acho que vamos nessa direção”. As idéias de Gobineau influenciaram boa parte da Europa. E fizeram a cabeça do jovem austríaco…

Adolf Hitler

O ditador levou as palavras de Gobineau a sério. Como líder do governo nazista na Alemanha, arquitetou a aniquilação de “povos indesejados” – judeus, ciganos, negros, eslavos etc. Era o Holocausto. Apesar de amplamente documentado, algumas pessoas ainda teimam em achar outros culpados pelo massacre. Como fez o estilista e deputado federal brasileiro…

Clodovil Hernandez

Quarto deputado federal mais votado de São Paulo na eleição de 2006, com 493 951 votos, culpou os judeus pelo Holocausto. Em entrevista a uma rádio sobre o 11 de Setembro, Clodovil disse que o ataque fora armado pelos próprios americanos: “Evidente que foi (armado) pelos americanos. É como o Holocausto: você acha que não tinha nenhum judeu manipulando isso por debaixo do pano?”