PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dinheiro

A imprescindível descoberta do metal

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h26 - Publicado em 31 ago 2006, 22h00

Séculos atrás o homem comercializava os produtos excedentes de sua colheita ou sua criação de animais por simples trocas. A mercadoria, avaliada pela quantidade de tempo ou força de trabalho gasta para produzi-la, não tinha um valor muito certo. E esses objetos estragavam facilmente e eram difíceis de transportar. Até que o homem descobriu o metal, que dominou o comércio, pela durabilidade e utilidade. Primeiro em seu estado natural, depois sob a forma de barras ou de objetos. O metal comercializado dessa maneira exigia, a cada troca, a aferição de seu peso e grau de pureza. Mais tarde, ganhou forma e peso definidos, recebendo marca indicativa de valor. Isso agilizou as transações, permitindo a identificação da quantidade de metal oferecida para troca.

Surgiram, então, no século 7 a.C., as primeiras moedas com características atuais. Provavelmente, a primeira figura histórica a ter sua imagem numa moeda foi Alexandre, o Grande, da Macedônia, por volta de 330 a.C. Na Idade Média, surgiu o costume de guardar os valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro e prata. Este, como garantia, entregava um recibo. Com o tempo, esses recibos foram utilizados para efetuar pagamentos, circulando de mão em mão e dando origem, enfim, à moeda de papel, que chamamos de notas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.