Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

Dos gladiadores aos memes

Então ele resolveu criar uma teoria mais coerente: os pensamentos viriam da massa gelatinosa na nossa cabeça, o...

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h21 - Publicado em 31 jan 2007, 22h00

Texto de Rodrigo Rezende

Gladiadores

Se você acaba de pensar em heróis altos e musculosos, é melhor trocar Hollywood pela realidade. Os gladiadores tinham menos de 1,70 metro, gordura sobrando e freqüentemente eram executados nos fundos da arena, com golpes de martelo na cabeça. O crânio de um desses lutadores foi parar, no século 2, nas mãos de…

Galeno

Ao dissecar o gladiador, o anatomista romano se deparou com um problema: “Se a maioria dos nervos do corpo está ligada à cabeça, por que os pensamentos têm de sair do coração?” Então ele resolveu criar uma teoria mais coerente: os pensamentos viriam da massa gelatinosa na nossa cabeça, o…

Continua após a publicidade

Cérebro

Há 10 bilhões de neurônios espremidos aí atrás dos seus olhos. E cada um se conecta a 10 mil outros. Isso quer dizer que o número de estados elétricos possíveis no cérebro é maior que a soma de todas as partículas do Universo. Não admira que esse órgão só tenha começado a ser entendido nos anos 50, com a…

Genética

Continua após a publicidade

Ela mostrou que o cérebro (e o resto do corpo) é construído a partir de genes, como se eles fossem uma receita para fazer gente. Mas, em 1976, o britânico Richard Dawkins disse que nós é que somos uma receita para fazer genes. E que, se você achou isso absurdo, é porque a sua mente está tomada por um…

Meme

“Eu não sou viveiro de genes!”, “Esse texto é muito chato!” ou qualquer outra coisa que exista na sua cabeça é um meme, o correspondente virtual do gene. Os memes, assim como os genes, competem entre si pela sobrevivência. E os mais fortes são os que mais se reproduzem, como o meme do “gladiador musculoso”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.