Era assim que crianças ‘curtiam’ a infância há 700 mil anos
Acredite: era bem mais difícil do que a sua
Diferente do que você pode imaginar — e do que aparecia no desenho Os Flintstones —, a infância na Idade da Pedra não envolvia muitos brinquedos.
Utilizando diversas pegadas encontradas nos vales lamacentos do leste da África, arqueólogos estão descobrindo como nossos ancestrais gastavam a infância há cerca de 700 mil anos, em um estudo publicado no periódico Scientific Reports.
As pegadas provavelmente pertenceram ao Homo heidelbergensis, uma espécie extinta que dividia diversas similaridades com o Homo erectus e o Homo sapiens. Uma das pegadas, a julgar pelo formato e tamanho, pertenceu a uma criança com apenas 12 meses de idade.
Os pesquisadores também encontraram uma enorme variedade de pegadas de animais — deixadas nas beiradas de um poço onde grandes mamíferos e pássaros se reuniam, perto de um vale na Etiópia. E não há dúvidas: nossos ancestrais estavam lá para caçar.
A descoberta mais interessante se trata de uma pegada que leva até a carcaça de um hipopótamo, atacado com ferramentas feitas de pedra. A análise destas descobertas indica que tudo encontrado ali foi criado durante a mesma época.
A proximidade de crianças pequenas indicas que elas eram permitidas em caçadas — e há uma chance de que era ali que elas aprendiam este ofício.
E você achando que sua infância era difícil.