Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Esporte

Confraternização e culto ao corpo desde os primórdios

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h21 - Publicado em 31 ago 2006, 22h00

Mens sana in corpore sano. A célebre frase latina, que significa “mente sã em corpo são”, há séculos vem sendo usada para resumir um pensamento criado pelo homem: para estar em harmonia, é preciso trabalhar também o corpo, não apenas a mente, porque somos os dois.

Os esportes surgiram com as civilizações, e já em relatos do Egito antigo e da China é possível encontrar menção às atividades físicas. Mas o esporte foi amplamente desenvolvido na Grécia, e sua história se consolida com o início dos Jogos Olímpicos, há mais de 2 mil anos.

Existem diversas lendas para explicar como surgiu o evento esportivo mais importante do mundo. Uma delas diz que Hércules, filho de Zeus, matou um homem. Arrependido, criou as Olimpíadas para pedir desculpas ao pai. Mas o mais certo é que os gregos inventaram essas disputas esportivas para exibir suas habilidades físicas, invejáveis na época. O primeiro registro desses jogos é de 776 a.C., o que mostra que o culto ao corpo não é uma novidade dos tempos modernos.

Mas os gregos foram impedidos de continuar o evento quando os romanos dominaram a Europa, por volta do século 2 a.C. Resgatar os jogos foi idéia do francês Barão de Coubertin, no século 19, que pretendeu, por meio do incentivo ao esporte, promover a união dos povos. Em 1896, os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna foram abertos em Atenas e são realizados até hoje.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.