GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

História

Heródoto

NOME ORIGINAL_Historiês (Grécia antiga)
EDIÇÃO NO BRASIL_Prestígio; 2002


DO QUE TRATA

A obra é dividida em 9 livros e conta a história da invasão persa à Grécia no século 5 a.C., desde o crescimento do império até sua errota. O livro descreve em detalhes cada região e fala da religião, da geografia, da história e características étnicas de cada um dos povos envolvidos na batalha.

QUEM ESCREVEU

Exilado em Halicarnasso, sua cidade natal, após um golpe de Estado, foi provavelmente durante o exílio que Heródoto (485 a.C.-420 a.C.) realizou as viagens que descreve em História a lugares como Egito, Babilônia e Itália. O autor foi um grande repórter e um observador curioso.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Heródoto tornou-se o primeiro historiador a não apenas gravar o passado, mas a considerá-lo um projeto de pesquisa que poderia contribuir para o conhecimento do comportamento humano. Mais do que um historiador, ele é tido como o precursor da etnografia, geografia e da reportagem. Depois dele, o conceito de “História” passou a ter o significado que conhecemos hoje.

No livro, Heródoto diz que tratará dos grandes feitos dos gregos e os “bárbaros” dando igual valor sobre os dois lados, porque “a fortuna gira com justiça sua roda e os vencedores de agora serão os vencidos do porvir”.