Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Hobby cansativo

Entre os monumentos criados para passar o tempo, seu maior legado é o túnel que cavou para chegar ao fundo de um poço, com 4 metros de altura.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h26 - Publicado em 31 mar 2002, 22h00

Enquanto viveu em seu pequeno sítio nas imediações de Triunfo, nas serras pernambucanas, o caboclo João Neco demonstrou que o dom da engenharia até pode ser aperfeiçoado nas universidades, mas que não é preciso diploma para realizar grandes obras. Entre os monumentos criados para passar o tempo, seu maior legado é o túnel que cavou para chegar ao fundo de um poço, com 4 metros de altura. Fosse uma pessoa comum, bastariam apenas corda e manivela, mas João Neco optou pelo mais difícil. Pegou na enxada e abriu um túnel inclinado com 25 metros de extensão e altura superior a 2 metros. Foram quatro anos de trabalho incessante, de 1929 a 1932, quase sempre sozinho. Certamente ajudou a passar o tempo… Tanto trabalho transformou o sítio em atração turística, mas é recomendável visitá-lo apenas com guia e carro com tração nas 4 rodas, pois não há indicação de acesso e as estradas da região são de pedras.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.