PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Leonardo Autopeças

O pintor, músico, arquiteto, engenheiro e inventor ¿ além de outras coisas ¿ italiano Leonardo da Vinci nunca andou de carro. Mas há cerca de 500 anos ele já tinha imaginado e desenhado muitos dos mecanismos que até hoje fazem os automóveis funcionar.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h15 - Publicado em 30 abr 1997, 22h00

Pistão

Esta máquina, que ele chamou de “força de vapor”, transformava energia térmica em mecânica. O princípio é simples: uma “panela” com água é aquecida e o vapor empurra a tampa para cima.

O pistão do carro é igualzinho. A mistura de combustível e ar entra numa câmara, a vela se acende e o gás inflamado expande-se, movendo a tampa e fazendo funcionar o motor.

Ventoinha

Esta “roda de pás” foi inventada para aumentar a eficiência de chaminés na expulsão de fumaça. Nos carros modernos ela ganha o nome de ventoinha e faz parte do sistema de resfriamento do motor.

Redutor

Continua após a publicidade

O conjunto de rodas dentadas era capaz de reduzir a rotação ou transformá-la em movimento linear vertical ou horizontal. É o que faz o redutor no carro. Ele diminui a rotação do motor, que é muito alta. Mais que a idéia, o desenho de Leonardo entusiasma o professor de Engenharia Mecânica da Universidade de São Paulo Osmar Pavani. “É uma ‘peça explodida’ (separada em partes)”, diz ele. “Algo que usamos o tempo todo para elucidadação das montagens mecânicas.”

Motor

A idéia de armazenar energia com o objetivo de mover um veículo já tinha ocorrido ao gênio italiano. Este sistema de molas seria a alma do que ele chamou de “carro com propulsão própria”. Funcionaria como esses brinquedos de corda que conhecemos.

Direção

Continua após a publicidade

Ao usar a rosca sem fim para reduzir drasticamente o movimento de rotação no mecanismo abaixo, Leonardo, sem saber, estava inventando a caixa de direção. Ela consiste em uma rosca sem fim que transmite às rodas, de forma reduzida, o movimento que se imprime ao volante. Isso faz com que se consiga virar a roda sem precisar fazer muita força.

Câmbio

Não é difícil imaginar, olhando para o desenho, que se pode alterar a velocidade de rotação no braço vertical da direita mudando o prato que encosta no cone dentado. É a mesma coisa que faz o câmbio. Você escolhe a velocidade de rotação quando muda a marcha do carro.

Conta-giros

Continua após a publicidade

É elementar: cada vez que a roda completa um ciclo, uma pedrinha cai na caixa. Assim funcionava o conta-giros de Leonardo. O mesmo sistema podia ser usado para medir distâncias. Hoje, o conta-giros e o hodômetro (conta-quilômetros) são eletrônicos.

Molas

Ao que parece, Leonardo inventou as molas helicoidais quando desenhava máquinas de guerra. Hoje elas são usadas em vários mecanismos dos carros.

Rolamento

Continua após a publicidade

A preocupação com o desgaste e o atrito nas máquinas levou Leonardo a desenhar esse sistema de rolamento a esferas, o mesmo usado hoje nas rodas dos carros.

O futuro na ponta do lápis

É difícil acreditar que Leonardo da Vinci nasceu mesmo em 1452. Procurar vestígios de seu trabalho no carro moderno é apenas uma forma divertida de ver como ele adivinhou o futuro. Leonardo previu, entre muitas outras coisas, o helicóptero, a asa-delta, o submarino, o pára-quedas, a bicicleta, a bomba e a metralhadora. Natural de Vinci, perto de Florença, mudou-se aos 30 anos para Milão. De volta a Florença, 21 anos depois, pintou sua famosa Mona Lisa. Era um solitário que, por prazer ou para não ser lido, escrevia da direita para a esquerda. Muitas dessas anotações se perderam, mas o que sobrou mostra que até sua morte, em 1519, ele sonhou muito com o futuro. E é incrível como sua visões se tornaram realidade.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.