Mafiosos sem fronteiras
As máfias internacionais formam uma rede global de negócios ilícitos. Conheça algumas dessas organizações
MÁFIA TURCA
Especializou-se no tráfico de drogas entre Oriente e Ocidente, dada a posição que a Turquia ocupa, entre os continentes asiático e europeu. A heroína vinda da Ásia passa por território turco em direção à Europa. No caminho inverso, prevalecem drogas sintéticas, como o ecstasy.
MÁFIA TAILANDESA
Os líderes do crime organizado tailandês atuam de forma parecida com a de seus colegas na Itália: montam empresas legais de fachada apenas para ocultar negócios ilícitos. Uma das atividades mais rentáveis é a exploração da indústria do turismo sexual.
MÁFIA NIGERIANA
Os nigerianos controlam uma rede de atividades que vai do tráfico de mulheres em países como a Itália até o contrabando de drogas entre a América do Sul e a Europa. O Brasil é uma das escalas usadas pelos mafiosos nigerianos nesse negócio (leia mais na reportagem da pág. 58).
MÁFIAS DOS BÁLCÃS
Após a desintegração da Iugoslávia, no início da década de 1990, os mafiosos da região assumiram o controle de várias atividades ilegais – com destaque para o tráfico de drogas e seres humanos (trabalhadores ilegais e prostitutas para a Europa Ocidental).
MÁFIAS DO LESTE EUROPEU
Na Eslováquia, a máfia atua no tráfico de armas e drogas oriundas da Rússia e da Ucrânia. Na Polônia, ela controla o mercado de carros roubados e o contrabando de cigarros. Já a máfia búlgara tornou-se especialista no tráfico de bebês.
MÁFIA ISRAELENSE
Controla cassinos ilegais em Israel e usa judeus ortodoxos – com seus respeitáveis casacões – para enviar drogas aos EUA e à Europa. O tráfico segue os mesmos canais de distribuição do comércio de diamantes, também controlado por judeus ortodoxos nesses países.
MÁFIA CHINESA
Conhecidas como “tríades”, as máfias chinesas costumam recrutar para o trabalho sujo em outros países apenas compatriotas que vivem no exterior. Essas organizações faturam alto com pirataria e “agenciamento” de imigrantes ilegais.
MÁFIA VIETNAMITA
Aproveitando-se dos altos índices de corrupção no país, a máfia do Vietnã especializou-se em jogo ilegal e prostituição. Tornou-se famosa, também, por dar abrigo a criminosos e fugitivos de outros países. Em 2004, o chefão, Nam Cam, foi condenado à morte.
2% a 5% do pib mundial estão nas mãos das maiores organizações mafiosas internacionais.
US$12,5 trilhões
Dinheiro movimentado anualmente com atividades ilegais em todo o mundo.
US$ 9,5 BILHÕES
Lucro anual das máfias com o tráfico humano voltado para prostituição.