PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Marco zero

Esse pode ser o indício que faltava para colocar um fim na versão jesuítica de que a cidade foi fundada durante uma missa, no dia 25 de janeiro de 1554.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h28 - Publicado em 31 dez 2002, 22h00

Cecília Prada

No ano que antecede a comemoração dos 450 anos da fundação da cidade de São Paulo, historiadores e ambientalistas se mobilizam para vasculhar a floresta da Cantareira em busca de provas arqueológicas sobre a verdadeira localização da Vila de Piratininga, fundada por Martim Afonso de Sousa em 1532, e que seria o núcleo originário da capital paulista. O movimento, liderado pelo ecologista Malcolm Forest, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, traz à tona uma tese de 1965, do já falecido historiador Wilson Maia Fina. Na época, ele encontrou documentos oficiais que mostravam a coincidência da povoação afonsina (que durou pouco, cerca de 20 anos) com bairros situados na região da Serra da Cantareira. Em 2001, a destruição da antiga capela de São Sebastião (na foto) deu novo impulso a essa tese. A remoção das paredes de taipa do final do século 19 revelou uma estrutura em pedra bem mais antiga, com cerca de 300 anos.

Esse pode ser o indício que faltava para colocar um fim na versão jesuítica de que a cidade foi fundada durante uma missa, no dia 25 de janeiro de 1554.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.