Clique e Assine por apenas 8,90/mês

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h35 - Publicado em 6 abr 2012, 22h00

Textos Reinaldo José Lopes

Está escrito nos Evangelhos: os “irmãos” de Jesus muitas vezes o encaravam com incredulidade ou chegavam mesmo a considerá-lo um louco. Mas Jesus tinha irmãos? Ele não foi o único – e bendito – filho de Maria? A versão oficial sustentada pela Igreja diz que o termo “irmãos” se refere, na verdade, aos primos de Jesus. Mas não é isso o que pensam alguns dos principais estudiosos modernos do Texto bíblico.

A polêmica tem raízes no século 4, quando São Jerônimo fez a principal tradução da Bíblia de seus idiomas originais – hebraico, aramaico e grego – para o latim. Aramaico era a língua falada entre Jesus Cristo e seus apóstolos. Como nela não existia uma palavra para “primos” (fato comprovado), Jerônimo teria optado pelo termo “irmãos”.

Acontece que os livros do Novo Testamento não são traduções. Eles foram escritos diretamente em grego, sem essa fase de tradução. No grego, ao contrário do aramaico, sempre existiu a palavra para se referir a “irmãos”. E é ela que aparece nesses textos, no lugar do termo “primos”. Estaria aí, segundo alguns pesquisadores, uma prova de que Maria teve outros filhos além de Jesus. Há quem arrisque até o nome de pelo menos 4: Tiago, José, Judas e Simão.

Continua após a publicidade

 

 

 

Publicidade