Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Muito cérebro e pouca inteligência

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h11 - Publicado em 30 abr 1998, 22h00

É verdade que os estegossauros tinham três cérebros?

Pois é. Às vezes, Deus dá miolos pra quem não sabe pensar. Cérebro, mesmo, o bichano tinha um só, do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Mas o minúsculo órgão não dava conta de comandar um monstrengo de 7 metros de comprimento. Os paleontólogos descobriram nos fósseis dois outros “cérebros auxiliares”, um no pescoço e outro no início da cauda, na altura da bacia.

Na verdade, eram nódulos de neurônios (as células nervosas), dentro das vértebras do bicho. “A função deles era, provavelmente, coordenar alguns movimentos do corpo, auxiliando na locomoção”, explica o paleontólogo Reinaldo Bertini, da Universidade Estadual Paulista, em Rio Claro. Apesar de serem duas ou três vezes maiores do que o cérebro propriamente dito, não adiantavam muito. Dinos-sauros com apenas um cérebro, como o troodonte, eram mais inteligentes.