Neandertal era tão esperto quanto o Homo sapiens

Estudo sugere que os neandertais não foram vítimas da própria burrice - e sim da própria inteligência

Atualizado em 12 jan 2018, 17h59 - Publicado em 25 jan 2012, 22h00

É chato ser gostoso. Ou, pelo menos, foi bem chato para os neandertais, que desapareceram sem deixar vestígios aproximadamente 30 mil anos atrás, liberando a Terra inteira para nós, os Homo sapiens. Os cientistas sempre pensaram que esse desaparecimento aconteceu devido à falta de inteligência dos neandertais, que não conseguiram competir conosco. Mas conforme a ciência avançou, concluiu-se exatamente o contrário. “Os neandertais podem ter desaparecido não porque fossem menos capazes, e sim porque eram tão sofisticados quanto os outros hominídeos modernos”, afirma o antropólogo Michael Barton, da Universidade Estadual do Arizona.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão ao comparar a cultura material – as ferramentas e os adornos feitos pelos dois grupos – e constatar que ambos estavam em graus parecidos de desenvolvimento. Quando o Homo sapiens saiu da África e começou a ocupar o mesmo espaço dos neandertais, ficou impressionado com a competência técnica e a inteligência aguda deles. Resultado: os dois grupos passaram a se misturar e a gerar descendentes híbridos.

Só que os sapiens eram muito mais numerosos. E isso, segundo simulações de computador feitas pelos cientistas, foi diluindo os traços neandertais na população até que, depois de várias gerações, só sobrassem Homo sapiens. Em suma: é possível sim ser vítima do próprio sucesso. Pelo menos se você for um neandertal.