GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O Hamas

Hamas é uma sigla em árabe para Movimento de Resistência Islâmica.

Bruno Vieira Feijó

1. O QUE É?

Hamas é uma sigla em árabe para Movimento de Resistência Islâmica. O objetivo dessa organização palestina é varrer Israel e construir uma nação islâmica no lugar. Seu método de pressão é cometer atentados terroristas contra israelenses. Desde janeiro eles ocupam 76 das 132 cadeiras do Parlamento. E, por causa disso, a palestina está sofrendo boicotes comerciais do primeiro mundo.

2. COMO SURGIU?

A partir da Irmandade Islâmica, um grupo que estabelecia redes de caridade, hospitais e escolas em campos de refugiados palestinos. Em 1987, no começo da Intifada (um levante árabe contra Israel), membros da irmandade formaram o Hamas. Depois, se consolidaram como oposição à Organização para a Libertação da Palestina (OLP), do líder Yasser Arafat (1929–2004), que lutava por um Estado para seu povo, mas que já tinha reconhecido o direito de Israel existir.

3. COMO ELES CHEGARAM AO PODER?

O Fatah, partido de Arafat e que se opõe ao Hamas, estava enfraquecido desde a morte do líder. Eles conseguiram o domínio do Parlamento pregando a moralidade pública, ante a corrupção que imperava no governo do Fatah, e usando a popularidade conquistada com atividades assistenciais.