PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Por que amamos os mitos

Ao todo, o Novo Dicionário Aurélio registra dez acepções, o que demonstra a riqueza e a complexidade desse vocábulo.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h22 - Publicado em 30 set 2006, 22h00

Ernesto Yoshida, editor

A palavra “mito” contém uma carga negativa. Dela deriva, por exemplo, “mitômano”, que usamos para nos referir a quem tem compulsão para mentir de forma deslavada. Mas “mito” possui vários outros significados. Ao todo, o Novo Dicionário Aurélio registra dez acepções, o que demonstra a riqueza e a complexidade desse vocábulo. Curiosamente, os mitos surgiram como uma representação simbólica e simplificada da realidade. A esse respeito, tornou-se célebre uma parábola do escritor argentino Jorge Luís Borges, citada no conto “Do Rigor na Ciência”. Ironizando o detalhismo do pensamento racional, Borges fala de um império onde a arte da cartografia atingiu tamanha perfeição que o mapa de uma única província passou a ocupar toda uma cidade, e o mapa do império, toda uma província. Não satisfeitos com isso, os cartógrafos criaram, com o tempo, um mapa do império que tinha exatamente o tamanho do império. Ou seja, um mapa absolutamente inútil, por corresponder exatamente à realidade.

A exemplo dos mapas, as narrativas mitológicas são uma representação figurada da realidade, uma tentativa de dar um sentido à existência humana. Elas falam sobre temas universais que angustiam a humanidade desde os primeiros tempos. Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Em busca de respostas para essas e outras questões fundamentais, diversos povos e civilizações criaram deuses, heróis, monstros e outras personagens fabulosas de histórias repletas de aventuras que são transmitidas de geração para geração. Algumas dessas histórias mais fascinantes são apresentadas nas páginas a seguir. Convidamos você, leitor, a visitar lugares longínquos, de tempos remotos, como fizemos ao preparar esta edição especial da SUPER. Boa viagem!

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.