GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Qual foi o presidente eleito com o maior votação?

Na eleição americana de 2000, o candidato democrata Al Gore recebeu 51 milhões de votos ¿ mas quem ganhou a presidência foi o republicano George Walker Bush, que teve cerca de 550 mil votos a menos!

Flavio Tedeschi

O campeão é o americano Ronald Reagan, que venceu a eleição de 1984 com 54 455 075 votos. Em segundo lugar vem Luiz Inácio Lula da Silva, que, no último 27 de outubro, obteve 52 793 364. Já a terceira colocação é difícil de ser compreendida. Na eleição americana de 2000, o candidato democrata Al Gore recebeu 51 milhões de votos – mas quem ganhou a presidência foi o republicano George Walker Bush, que teve cerca de 550 mil votos a menos!

A esquisitice se explica pelo fato de que, no sistema eleitoral daquele país, os eleitores não escolhem diretamente o presidente, embora marquem seu nome na cédula que vai à urna. “O que conta mesmo são os votos dos delegados que compõem o colégio eleitoral”, afirma o cientista político Jairo Nicolau, do Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (Iuperj). Cada estado tem um número predeterminado de delegados – estados grandes têm mais, estados pequenos têm menos. Quando a maioria dos eleitores de um estado vota no candidato A – e não importa se a diferença de votos for mínima – todas as vagas a que aquele estado tem direito no colégio eleitoral serão ocupadas por delegados que votarão no candidato A. Em 2000, mesmo com mais votos populares, Gore só conseguiu eleger 266 delegados, contra os 271 de Bush, que venceu as eleições.