GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Tropa de elite

Confesso que quando nosso mês começou tínhamos outra reportagem a caminho da capa. Era coisa boa, você ainda vai ler. Mas o mês foi passando e logo percebemos que havia outro assunto no ar.

Sérgio Gwercman, redator-chefe

Confesso que quando nosso mês começou tínhamos outra reportagem a caminho da capa. Era coisa boa, você ainda vai ler. Mas o mês foi passando e logo percebemos que havia outro assunto no ar. Começou como um burburinho. Alguém trouxe a notícia de que, na área do, digamos, comércio auto-isento de impostos, um dvd sobre a polícia do Rio estava vendendo mais que cigarro paraguaio. De repente, o filme havia pegado feito fogo no palheiro. Era assunto de todas as rodas de conversa. Estava na cara: a capa tinha de mudar. Queríamos o desafio de, mais uma vez, jogar luz sobre o lado desconhecido de uma questão.

Decisão tomada, fomos para a luta. Afinal, apurar e escrever uma matéria da Super é tarefa complicada. É preciso encontrar e entrevistar os melhores especialistas. Ler tudo que já foi publicado. Olhar para a apuração e enxergar o que aquelas informações significam – não basta reproduzir um caminhão de opiniões diferentes sem que elas se conectem.

Foi aí que entrou em cena a nossa tropa de elite. A tarefa coube aos editores Alexandre Versignassi, Leandro Narloch e Rodrigo Ratier – este último, ainda nem apresentado a você, havia acabado de assumir uma cadeira na redação. Juntos, eles devoraram uma pilha de livros, levantaram informações e coordenaram um time de repórteres pelo Brasil – gente como a jornalista Fátima Souza, autora das primeiras reportagens sobre o PCC, em 1993. Reunir tanta gente boa deu tão certo quanto imaginávamos. O resultado desse trabalho em equipe é uma reportagem que cumpre com primor a missão desta revista: ajudar você a compreender o mundo em que vive.

A capa aí acima é outra novidade nas bancas em novembro. O especial Todas as Guerras do Mundo traz um raio X dos principais conflitos armados do planeta: quais são, onde acontecem e o que está por trás deles. Boa leitura!

Um grande abraço.