PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Um taxista dos nossos

Uma corrida de táxi? Não! É uma experiência multimídia

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h24 - Publicado em 31 Maio 2007, 22h00

Texto Bruno Garattoni

Se um dia eu virar taxista, quero ser igual ao Jaílson. O motivo? A máquina que ele pilota tem rádio com entrada para iPod e 1 000 músicas na memória. Roda filmes e vídeos do YouTube numa tela sensível ao toque. Tem um identificador de chamadas que mostra a foto de quem está ligando, GPS e dois computadores de bordo, com Bluetooth e wireless. Toda essa parafernália foi montada pelo taxista José Jaílson Pereira. Ele diz que fez tudo pelos clientes. Mas tá na cara que quem mais se diverte com os aparelhinhos é ele.

A viagem high-tech começa quando você chama a corrida. Dono de um site (www.jataxi.com) e de uma comunidade no orkut (tinyurl.com/3aa5uz), Jaílson recebe pedidos via e-mail. Mas não atrapalha a direção? Ele explica por que não: o monitor está fixado (à base de Durepoxi) no painel. Outro detalhe impagável: o GPS é dublado e dá instruções de trânsito (do tipo “cruzamento”, “viaduto”) na voz do próprio Jaílson. E ele, como bom taxista, sempre acha que sabe mais que o aparelho – quando discorda das instruções, solta um “aqui não precisava virar, né?”

Na memória do rádio, de 4 gigabytes, vão as músicas preferidas dos passageiros – para adicionar as suas, basta levá-las em cd, mp3 ou transferir direto do celular, via Bluetooth. Já acomodado, dá para pegar o computador de bordo e navegar na internet. “Tem passageiro que fica o tempo todo no MSN.” Também dá para tirar xerox. “Eu fotografo o documento com a câmera digital e mando por e-mail para o passageiro. Fica perfeito”, conta Jaílson. Você prefere levar seus próprios gadgets? Sem problema: o Jatáxi tem uma tomada de 110 volts que recarrega a bateria de qualquer aparelho.

O supertaxista diz já ter gastado quase R$ 10 000 em gadgets e badulaques para o carro. Mas sempre com um jeitinho brasileiro: ele fixa todos os aparelhos com velcro – como o táxi é alugado, ao trocar de carro Jaílson leva tudo consigo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.