GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Uma Sinuca de bico

A mesa de sinuca costuma ser palco para exuberantes demonstrações de destreza aliada a raciocínio tático. Vamos ver como você se sai nestes exercícios com quebra-cabeças que usam dezesseis bolas de bilhar.

Luiz Dal Monte Neto

Divisão redonda

Imagine que as esferas estão sobre um quadriculado de quatro por quatro casas, uma em cada casa. Como dividir o quadriculado em duas partes de igual formato, de modo que todas as peças verdes fiquem numa delas, mas as azuis, vermelhas e amarelas repartam-se igualmente?

Bolas fora

Agora, ao contrário, retire o mínimo de bolas para que não exista nenhum quadrado cujos vértices se apóiem em quatro das peças restantes

Vértice único

Retire o mínimo de bolas para que, depois da operação, cada uma das restantes seja o vértice de um – e apenas um – quadrado.

De cabeça para baixo

Imagine que, lá na página com as soluções destes exercícios, há uma fileira de quatro bolas cujas cores e posições você tem que adivinhar. Cada uma das filas horizontais da figura desta página contém duas bolas existentes naquela solução, embora nunca na posição certa. Entretanto, se esta página for olhada de cabeça para baixo, uma das filas apresentará duas coincidências de cor e posição. Como é a fileira da solução?

Luiz dal monte neto, arquiteto e designer de brinquedos

puzzles@abril.com.br