Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Universo da lomografia

Câmera produzida para a massa trabalhadora da União Soviética vira a coisa mais moderna entre os modernos do mundo moderno. Bem-vindo ao estranho e colorido universo da lomografia

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h25 - Publicado em 28 fev 2007, 22h00

Texto Marcos Nogueira

Entre os desdobramentos relevantes da queda do comunismo na Europa Oriental, podemos citar a viagem de dois mochileiros austríacos a Praga, em 1991. Magnatas para os padrões checos, Mathias Fielg e Wolfgang Stranziger desembolsaram uns trocados em Praga para comprar uma câmera fabricada na antiga União Soviética – uma Lomo (sigla em russo para Empresa Ótica e Mecânica de Leningrado) do modelo LC-A. Frágil e de poucos recursos, a máquina parecia mais um brinquedo (era um artefato muito barato, que tinha por ambição popularizar a fotografia na mancha vermelha que se estendia de Cuba ao Vietnã). Ao revelar as fotos da viagem, os rapazes encontraram imagens com efeitos óticos imprevisíveis e curiosos.

A novidade se espalhou no boca-a-boca. A Lomo – tanto as câmeras originais russas quanto as desenvolvidas por seus admiradores – se tornou objeto de adoração de qualquer um que se julgue moderno em qualquer lugar do mundo. Algumas dessas maravilhas batem várias fotos simultâneas ou seqüenciais, mas outras carecem até mesmo de um visor para orientar o fotógrafo. Foi fundada uma certa Sociedade Lomográfica Internacional. Mais que uma escola de fotografia, a tal lomografia é um movimento iconoclasta e brincalhão, que zomba das regras criando outras: ele tem seus fundamentos – como a exposição das fotos em painéis que repetem a mesma cena várias vezes – e até suas 10 regras de ouro, que estão ilustradas nestas páginas.

1. Leve sua câmera a qualquer lugar.

2. Use-a a qualquer hora do dia ou da noite.

3. Lomo não é uma interferência em sua vida. É uma parte dela.

4. Treine tirar fotos com as mãos, não com os olhos.

5. Aproxime-se do objeto fotografado o máximo possível.

Continua após a publicidade

6. Não pense.

7. Seja rápido.

8. Não pense antes naquilo que você quer que saia na foto.

9. Nem depois.

10. Não se preocupe com nenhuma regra.

Para saber mais

Lomo

http://www.lomoplc.com

Sociedade Lomográfica Internacional

http://www.lomography.com

Continua após a publicidade

Publicidade