Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cara a Cara feminista: versão do jogo tem Marie Curie, Frida e até Malala

O jogo “Who’s She?” busca educar crianças sobre mulheres históricas – e inspirar meninas (e meninos) a seguirem a profissão que quiserem

Por Luiza Monteiro
Atualizado em 29 nov 2018, 14h36 - Publicado em 28 nov 2018, 17h17

É ruivo? Tem olhos azuis? É homem ou mulher? Usa chapéu? Quem jogou Cara a Cara na infância sabe de cor o roteiro de perguntas para adivinhar quem é o personagem misterioso do seu oponente.

Agora, o jogo está prestes a ganhar uma nova versão – feminista. A designer polonesa Zuzia Kozerska-Girard está desenvolvendo uma variação do Guess Who? (nome do Cara a Cara em inglês), em que as personalidades do tabuleiro são, na verdade, mulheres notáveis da história e da atualidade, como a artista Frida Kahlo, a ativista Malala Yousafzai, a astronauta Valentina Tereshkova e a aviadora Amelia Earhart. O Who’s She? (“Quem é ela?”, em português) traz, no total, 28 mulheres que representam diversas profissões, nacionalidades e idades.

(Playeress/Divulgação)

A ideia é que, em vez de perguntar sobre a aparência das personagens, as questões sejam direcionadas aos feitos delas: ganhou algum Nobel? Fez alguma descoberta? Era uma espiã? Para cada personagem há um cartão com fatos divertidos e interessantes sobre sua vida. “Os triunfos, as aventuras, descobertas e invenções dessas mulheres vão inspirar você a sonhar alto e assumir riscos”, diz Zuzia no site que criou para divulgar o jogo.

No início de novembro, uma campanha entrou no ar com o objetivo de arrecadar dinheiro para desenvolver o Who’s She?. A meta inicial era reunir 17 mil dólares. Oito dias antes da campanha acabar, o projeto já angariou quase 350 mil dólares.

A chegada do jogo à casa do comprador  (ou compradora) varia de acordo com a quantia doada – quanto mais você doou, mais rápido vai poder jogar. Os primeiros lotes serão enviados já em dezembro e os outros, até abril de 2019, no máximo.

(Playeress/Divulgação)

De acordo com a criadora, a proposta é que todo mundo jogue, independentemente do sexo. “Todos nós precisamos conhecer essas mulheres. O jogo é uma ótima fonte de inspiração e diversão para jovens, crianças e adultos”, garante. E aí, animado(a) pra brincar?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.