Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

E toda a natureza foi para o brejo

As inundações periódicas do rio Guaporé criam pântanos e baías de água doce repletas de animais, plantas e flores.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h07 - Publicado em 26 jun 2009, 22h00

Boa parte do território da Biológica é uma planície, que se estende ao logo da bacia do Rio Guaporé, em tudo semelhante ao pantanal mato-grossense. É lá que se desenvolve a única pesquisa dentro da reserva. Desde 1976, o Projeto de Proteção e Manejo de Quelônios, dirigido pela Secretaria Estadual de Agricultura de Rondônia e pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), recolhe os filhotes da tartaruga da Amazônia, conhecia como tracajá. Na estação da seca (de agosto a outubro), acontece a desova nas praias. Os filhotinhos demoram 45 dias para nascer. Todo ano, milhares de tartaruguinhas recém-nascidas são transportadas para berçários, na cidade de Costa Marques, 80 quilômetros a oeste da reserva. Depois de alimentadas, são devolvidas ao rio. Na época das chuvas (de dezembro a julho), as partes mais baixas do Guaporé ficam quase permanentemente alagadas e apresentam grande variedade de vegetais hidrófitos (que vivem na água). Nos meses de estiagem surgem trechos secos, de vegetação rasteira e palmeirais de miriti, buriti, Envira e imbaúba. Na cheia, a água sobe até 15 metros e entra 40 quilômetros terra adentro, estendendo o habitat dos jacarés, antas, capivaras, ariranhas e do raro cervo do pantanal (Blastocerus Dichotomus). Então, centenas de lagos e baías de água doce se instalam á beira do Rio Guaporé. As flores dos aguapés cobrem a superfície da água, escondendo as piranhas entre suas raízes. Nas praias, bando de ariranhas e capivaras fogem dos predadores. É possível ver os botos cor-de-rosa nadando quando vêm respirar à superfície.
Peixes como o pacu, que se alimenta de frutos, o tucunaré, o dourado, o tambaqui e a Piratininga habitam as águas da reserva, E nadam tranquilos: as praias recém-formadas são bandos barulhentos de aves pernaltas, como colhereiros, garças e maguaris.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.