PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ele viu a humanidade crescer

Como tem uma longa vida pela frente, a Pinus longaeva também não tem pressa para crescer: o diâmetro do tronco dessas árvores aumenta apenas 0,25 centímetro por ano.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

Quando a semente de Matusalém, a árvore mais antiga do mundo, começou a brotar, num inóspito barranco da Califórnia, Estados Unidos, os escravos egípcios ainda estavam construindo as pirâmides. E assim como os pobres servos dos faraós, a plantinha teve que enfrentar poucas e boas para sobreviver. No alto das White Mountains, onde vive há 4 700 anos, o vento é fortíssimo, o solo alcalino demais e quase nunca chove. Curiosamente, é por isso mesmo que ela vive tanto tempo. Em condições tão complicadas, os resistentes pinheiros da espécie Pinus longaeva, como Matusalém, tiveram a oportunidade de se adaptar sem a interferência de competidores externos, como outras árvores, arbustos e parasitas. A mais eficiente dessas adaptações é a capacidade de livrar-se de folhas e galhos ressecados pelo frio, mantendo sempre um pequeno núcleo de vida no tronco seco até a chegada da próxima primavera. Como tem uma longa vida pela frente, a Pinus longaeva também não tem pressa para crescer: o diâmetro do tronco dessas árvores aumenta apenas 0,25 centímetro por ano.

• A maior árvore do mundo é a sequóia General Sherman, que também vive na Califórnia. Ela tem 83 metros de altura e um tronco com 11 metros de diâmetro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.