Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Espécies em extinção: Corrida contra a panela

Tão antigas quanto os dinossauros, as tartarugas começam a perder a batalha pela sobrevivência

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 19h06 - Publicado em 31 out 2004, 22h00

Guadalupe Fernandez Presas

As primeiras tartarugas já existiam desde a época dos dinossauros, há cerca de 200 milhões de anos. Os dinossauros se foram há muito tempo, enquanto as tartarugas continuam resistindo heroicamente em sua carapaça. Mas a luta pela sobrevivência vem ficando cada vez mais difícil. Prova disso é que, somente no continente asiático, 75% das 90 espécies conhecidas de tartarugas e cágados de água doce estão ameaçadas, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Dessas espécies, 45 são consideradas “criticamente em perigo” e uma já desapareceu para sempre: a Cuora yunnanensis, conhecida pelo nome popular em inglês Yunnan box turtle (literalmente, “tartaruga-caixa-de-yunnan”).

Originária da província de Yunnan, no sul da China, a tartaruga ganhou esse nome porque, ao se encolher, ela conseguia se esconder inteiramente dentro da carapaça, como se estivesse numa caixa. É provável que essa tartaruga tenha desaparecido há várias décadas. A última vez que um exemplar foi observado com vida foi em 1906. Depois disso, apesar das intensas buscas realizadas pelos pesquisadores, ela só pôde ser apreciada em museus. Em 2001, finalmente, a IUCN jogou a toalha e declarou essa espécie oficialmente extinta.

Enquanto muitos répteis desapareceram pelas mãos do homem, a Cuora yunnanensis sumiu literalmente pela boca – principalmente dos chineses, grandes apreciadores da carne desse animal. Os asiáticos acham que a iguaria melhora a circulação sangüínea e faz bem ao fígado e aos rins. Alguns restaurantes chineses cobram mais de 1 000 dólares por um jantar cujo prato principal é a disputada tartaruga-dourada-do-laos. Muitos chineses acreditam que as carapaças da tartaruga possuem propriedades afrodisíacas e melhoram o desempenho sexual. Resultado: a cada ano, cerca de 12 milhões de tartarugas de diversas espécies vão parar nas cozinhas, nos restaurantes ou nos laboratórios medicinais da China.

Yunnan Box Turtle

Nome científico: Cuora yunnanensis

Ano da extinção: 2001

Habitat: Yunnan (província da China)

Continua após a publicidade
Publicidade