PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Everest: Topo do mundo

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h05 - Publicado em 31 out 2004, 22h00

O ponto culminante da Terra fica no Everest, montanha de 8 848 metros de altura, o que equivale aproximadamente à altitude de cruzeiro de um Boeing. O Everest integra a cadeia montanhosa mais alta do mundo, a cordilheira do Himalaia, que se estende entre o Tibete, a Índia e a China, mais de 4 000 metros acima do nível do mar.

O nome Everest é uma homenagem a sir George Everest, procurador-geral da Coroa Britânica que, em 1856, identificou o cume, cuja formação data de 60 milhões de anos. Antes de os exploradores ocidentais começarem a desafiar o Himalaia, os nativos mantinham-se distantes das montanhas de topo perenemente congelado porque acreditavam que ali era a morada dos deuses. Entre os nepaleses, a montanha é conhecida como Sagarmatha, que significa “deusa dos céus”, e entre os tibetanos, por Chomolungma, que quer dizer “deusa do universo”.

Se não encontraram deuses no Himalaia, muitas pessoas acreditam ter achado pistas inequívocas da existência do Yeti, o abominável homem das neves: suas pegadas, com três dedos e um grande polegar, foram identificadas por vários exploradores desde o século 19. Os nativos nunca duvidaram de sua existência, mas, para os ocidentais, o indício mais forte surgiu em 1986. Em março daquele ano, a criatura foi fotografada pelo inglês Anthony B. Wooldridge. Segundo o explorador, o suposto Yeti tinha cerca de 1,80 metro de altura, cabeça grande e quadrada e corpo coberto de pêlo escuro. As fotos de Wooldridge foram dadas como autênticas por vários cientistas, entre eles o zoólogo Desmond Morris, considerado um cético.

Ainda assim, há quem acredite que o Yeti, na verdade, não passa de uma espécie rara de urso de hábitos noturnos que pode atingir 2,20 metros de altura.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.