Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99

Japoneses na maior fossa

Pesquisadores descem a 6 000 metros de profundidade no Oceano Pacífico, nas proximidades do Japão, e encontram animais e plantas desconhecidos do homem, além de uma descoberta geológica importante: um redemoinho de água e terra que parece infiltrar-se subsolo adentro.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h59 - Publicado em 31 Maio 1990, 22h00

Pela primeira vez, um pequeno submersível francês tripulado, o Nautile, desceu pelas grandes fossas do Oceano Pacífico, revelando segredos desse abismo. Foram encontrados animais e plantas desconhecidos, como peixes e anêmonas, dotados de antenas e tentáculos, além de três novas espécies de grandes moluscos parecidos com mexilhões. Sua fonte de alimento seriam os hidrocarbonetos, como o metano, que emanam do leito oceânico. A 6 mil metros de profundidade ao redor do Japão, onde se unem as três maiores fossas oceânicas do globo, os pesquisadores fizeram também uma descoberta geológica importante: um redemoinho de água e terra que parece infiltrar-se subsolo adentro.

Segundo a teoria do movimento das placas tectônicas, a agitação faz desaparecer, ao ritmo de alguns centímetros por ano, grandes extensões de leito oceânico sob os continentes. Na fossa japonesa o torvelinho pode estar engolindo, ao que se supõe, grandes vulcões submarinos e roendo as entranhas do próprio arquipélago que forma o país. Se isso for verdade, o Império do Sol Nascente se tornará – dentro de milhões de anos, é claro – uma nova Atlântida.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.