GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O senhor de todos os rios

O maior pântano do mundo é o Pantanal brasileiro, formado na época de cheia do Rio Paraguai, e que chega a ocupar 109 000 quilômetros quadrados de área.

Descoberto pelo espanhol Francisco de Orellana em 1541, o Rio Amazonas é um corpo de água impressionante e cheio de superlativos. É o primeiro do mundo em termos de volume – despeja no mar cerca de 175 000 metros cúbicos de água por segundo, um quinto de toda a água doce jogada nos oceanos. É, também, o segundo em extensão, atrás apenas do Nilo, na África. Prolonga-se por aproximadamente 6 400 quilômetros, a distância de Nova York a Roma.

Com seus mais de 1 000 afluentes, forma ainda a maior bacia hidrográfica do globo, cobrindo uma área de mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, estendendo-se pelos territórios de Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia e Brasil, onde o Amazonas deságua no Atlântico, perto da Ilha de Marajó. Por cruzar tantas fronteiras nacionais, o rio tem várias denominações locais, como Marañon perto de Iquitos, no Peru. O Amazonas – o nome é uma referência às mitológicas guerreiras que teriam sido avistadas por Orellana – é tão grandioso que só recentemente os cientistas conseguiram determinar o local exato de seu início. Em dezembro passado, uma expedição patrocinada pela National Geographic Society finalmente descobriu a nascente do rio, escondida no meio da Cordilheira dos Andes. O rio toma corpo a partir de um fio d’água situado no Monte Nevado Mismi, de 5 600 metros de altura, no sul do Peru.

• O Rio Nilo, no Egito, que deságua no Mediterrâneo, é o mais longo do mundo, com 6 700 quilômetros.

• O maior delta do planeta é o criado pelos rios Ganges e Brahmaputra, que ficam na fronteira entre Bangladesh e Índia, na Ásia. Sua área ocupa 75 000 quilômetros quadrados.

• O maior pântano do mundo é o Pantanal brasileiro, formado na época de cheia do Rio Paraguai, e que chega a ocupar 109 000 quilômetros quadrados de área.