PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Prêmio Super: Banho de esperança

A história por trás das histórias

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h03 - Publicado em 30 jun 2004, 22h00

Denis Russo Burgierman

Desde 2002, a redação da Super tem um hábito: tomar seu banho anual de esperança. É quando abandonamos nossas rotinas em São Paulo para mergulhar no Brasil, em busca das melhores histórias de coragem e de luta pelo ambiente – os vencedores do Prêmio Super Ecologia. Quando o banho acaba, está todo mundo feliz pelas histórias que presenciou, orgulhoso por viver no mesmo país que tanta gente legal. É sempre assim, desde 2002.

Mas o banho de esperança é só a última etapa de um trabalho que começa em janeiro, quando chegam as primeiras inscrições. Em 2004, 247 projetos disputaram o prêmio de 5 mil reais e os 20 troféus em forma de formiga esculpidos em arame pela artista plástica catarinense Marinela Goulart. A decisão dos vencedores fica a cargo de uma comissão julgadora independente, escolhida todo ano entre os mais reconhecidos ambientalistas, pesquisadores e jornalistas especializados do país.

É aí que entram em cena nossos repórteres e fotógrafos. Em 2004, eles enfrentaram buracos na estrada, lixões, enjôo no mar, picadas de insetos, vôos precários e até apalpadelas nas partes íntimas (os índios queriam saber que diabos se escondia por baixo de tanta roupa). Embrenharam-se na mata e na indevassável burocracia governamental, pisaram em fezes humanas e em solos quase nunca tocados por sapatos – e comeram lagosta recém-tirada do mar, já que ninguém é de ferro. Tudo isso para contar as histórias que estão espalhadas pelas próximas 20 páginas. Que elas sejam um banho de esperança para você também.

Continua após a publicidade

Comissão julgadora

Adriana Ramos

Pesquisadora da ONG ISA, Adriana coordena o Programa Brasil Socioambiental, uma das mais abrangentes iniciativas da história do movimento ambiental.

Roberto Smeraldi

Continua após a publicidade

Diretor da ONG Amigos da Terra, Roberto foi a única pessoa a ganhar dois prêmios Super Ecologia num ano (2002), em categorias diferentes.

Dener Giovanini

Criador da ONG Renctas, recebeu em 2003, do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o Sasakawa, maior prêmio ambiental do mundo, de 100 mil dólares.

Carlos Yamashita

Continua após a publicidade

Pesquisador do Ibama, é o principal ornitólogo do Brasil. Carlos coordena a reintrodução na natureza de araras e papagaios.

Liana John

Jornalista ambiental há 20 anos, Liana já trabalhou na Veja, na Istoé e em O Estado de S.Paulo. Em 2004, fundou a revista especializada Terra da Gente.

André Trigueiro

Continua após a publicidade

Repórter e apresentador da Globonews, em 2004 ganhou o Prêmio Ethos de Responsabilidade Social. André é pós-graduado em gestão a mbiental.

Denis Russo Burgierman

Representa a Super na comissão. Criou o Prêmio Super em 2002. Em 2003, publicou o livro Piratas no Fim do Mundo, sobre sua viagem à Antártida.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.