Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Prêmio Super: Banho de esperança

A história por trás das histórias

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h03 - Publicado em 30 jun 2004, 22h00

Denis Russo Burgierman

Desde 2002, a redação da Super tem um hábito: tomar seu banho anual de esperança. É quando abandonamos nossas rotinas em São Paulo para mergulhar no Brasil, em busca das melhores histórias de coragem e de luta pelo ambiente – os vencedores do Prêmio Super Ecologia. Quando o banho acaba, está todo mundo feliz pelas histórias que presenciou, orgulhoso por viver no mesmo país que tanta gente legal. É sempre assim, desde 2002.

Mas o banho de esperança é só a última etapa de um trabalho que começa em janeiro, quando chegam as primeiras inscrições. Em 2004, 247 projetos disputaram o prêmio de 5 mil reais e os 20 troféus em forma de formiga esculpidos em arame pela artista plástica catarinense Marinela Goulart. A decisão dos vencedores fica a cargo de uma comissão julgadora independente, escolhida todo ano entre os mais reconhecidos ambientalistas, pesquisadores e jornalistas especializados do país.

É aí que entram em cena nossos repórteres e fotógrafos. Em 2004, eles enfrentaram buracos na estrada, lixões, enjôo no mar, picadas de insetos, vôos precários e até apalpadelas nas partes íntimas (os índios queriam saber que diabos se escondia por baixo de tanta roupa). Embrenharam-se na mata e na indevassável burocracia governamental, pisaram em fezes humanas e em solos quase nunca tocados por sapatos – e comeram lagosta recém-tirada do mar, já que ninguém é de ferro. Tudo isso para contar as histórias que estão espalhadas pelas próximas 20 páginas. Que elas sejam um banho de esperança para você também.

Comissão julgadora

Adriana Ramos

Pesquisadora da ONG ISA, Adriana coordena o Programa Brasil Socioambiental, uma das mais abrangentes iniciativas da história do movimento ambiental.

Roberto Smeraldi

Continua após a publicidade

Diretor da ONG Amigos da Terra, Roberto foi a única pessoa a ganhar dois prêmios Super Ecologia num ano (2002), em categorias diferentes.

Dener Giovanini

Criador da ONG Renctas, recebeu em 2003, do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o Sasakawa, maior prêmio ambiental do mundo, de 100 mil dólares.

Carlos Yamashita

Pesquisador do Ibama, é o principal ornitólogo do Brasil. Carlos coordena a reintrodução na natureza de araras e papagaios.

Liana John

Continua após a publicidade

Jornalista ambiental há 20 anos, Liana já trabalhou na Veja, na Istoé e em O Estado de S.Paulo. Em 2004, fundou a revista especializada Terra da Gente.

André Trigueiro

Repórter e apresentador da Globonews, em 2004 ganhou o Prêmio Ethos de Responsabilidade Social. André é pós-graduado em gestão a mbiental.

Denis Russo Burgierman

Representa a Super na comissão. Criou o Prêmio Super em 2002. Em 2003, publicou o livro Piratas no Fim do Mundo, sobre sua viagem à Antártida.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.