Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Projeto mirabolante quer reflorestar o mundo – usando drones. Entenda

Por Lucas Baptista Atualizado em 4 nov 2016, 18h59 - Publicado em 7 out 2015, 21h00

No mundo, de acordo com um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, existem cerca de 3,04 trilhões de árvores. A cada ano, 15 bilhões delas são cortadas. O número de árvores, desde o início da civilização humana, caiu em 46%.

O fato é que replantá-las manualmente é caro e mal recompõe o que foi destruido. Mas uma start up britânica quer mudar isso. A BioCarbon, fundada pela engenheira da NASA, Lauren Fletcher, tem o objetivo de plantar um bilhão de árvores por ano utilizando drones para recompor florestas e semeando os lugares certos para plantação e de forma saudável.

A empresa usará drones para mapear a terra e coletar dados. As informações serão analisadas em computador para definir um plano de plantio – a tecnologia permite o reconhecimento de locais ideais para o desenvolvimento rápido das mudas. Depois, drones serão enviados para atirar sementes nos locais escolhidos.

“O segredo é tentar plantar em diferentes ambientes com diferentes condições climáticas. Com isso, aprendemos mais sobre como trabalhar com vários solos e espécies”, diz Susam Graham, chefe de engenharia da BioCarbon ao Tech Times “Em vez de uma pá, teremos um drone”, completa.